Casa da Música do Ceará, novo projeto de extensão da UFC, é inaugurada domingo com show

Imagem: Logomarca da Casa da Música do CearáCom a intenção de se tornar o ponto de encontro dos músicos cearenses, será inaugurada, no próximo domingo (22), a Casa da Música do Ceará. Projeto de extensão do Curso de Música da UFC, o equipamento funcionará dentro da Casa de José de Alencar (CJA). Para a cerimônia de abertura, será realizado evento com lançamento de CD e exposições, tendo início às 9h no auditório da CJA (Av. Washington Soares, 6055, Messejana).

De acordo com o Prof. Pedro Rogério, coordenador do projeto, a Casa da Música do Ceará surge com a proposta de ser construída pelos próprios músicos cearenses, funcionando como espaço para lançamento de álbuns, livros, exposições e defesas de trabalhos acadêmicos que tenham como tema a música produzida no Ceará.

Rogério, que também é professor, músico e radialista, informa que haverá, na sala do novo equipamento cultural, uma exposição permanente sobre a história da música na UFC, que ainda está em construção. Há ainda a perspectiva de instalar um estúdio de ensaio para a formação de uma banda de música, que realizaria apresentações e palestras sobre compositores cearenses nas escolas do Estado. "Estamos em negociação com a Seduc [Secretaria Estadual de Educação], buscando parceria", informa.

INAUGURAÇÃO – A inauguração da Casa da Música do Ceará trará a abertura das exposições Ecoarte musical, de Marcos Melo, e Fortaleza dos maracatus & Maracatu Solar, da Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar. O Coral da ADUFC-Sindicato fará uma prévia de seu novo espetáculo, coordenado por Izaíra Silvino.

Também será lançado na ocasião o CD Plural, do professor da UFC Henrique Beltrão. Através de 12 faixas, gravadas de 2008 a 2015 em discos de vários intérpretes, o álbum traz parcerias com diversos artistas. São composições feitas com poesias inéditas ou publicadas em Vermelho (2006) e Simples (2009), livros de poemas e canções de Beltrão, assim como em No ar, um poeta, narrativa autobiográfica poética, fruto de sua tese de doutorado sobre Histórias de Vida em Formação.

Em meio à dezena de parceiros de diferentes gerações que compartilham o CD Plural, se encontram melodistas reconhecidos e novos talentos: Jord Guedes, Pingo de Fortaleza, Isaac Cândido, Rogério Franco, Alex Costa, Paulo Branco, Marcos Paulo Leão, o próprio Henrique na faixa "Para Flora", mas também outros letristas sensíveis, como Alan Mendonça e Dalwton Moura, igualmente parceiros de Beltrão. No show, estará presente a maioria desses parceiros.

Fonte: Prof. Pedro Rogério, coordenador da Casa da Música do Ceará – fone: 85 98658 0946