Casa Amarela recebe 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo de 23 a 28

A Casa Amarela Eusélio Oliveira, equiImagem: Cena do filme Branco Sai, Preto Fica, que será exibido na Mostra (Foto: Divulgação)pamento cultural da UFC, recebe a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo a partir de segunda-feira (23). O evento terá em sua sessão de abertura, às 19h, o documentário de longa-metragem Betinho, a esperança equilibrista (direção: Victor Lopes, 89 min, 2015), sobre o sociólogo e ativista Herbert de Souza (1935-1997).

O filme será precedido pelo curta Abraço de Maré (direção: Victor Ciriaco, 16 min, 2013). Fazem parte da programação, totalmente gratuita e aberta ao público, 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, disseminação da cultura e da educação em direitos humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

Imagem: Filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" será exibido na Mostra (Foto: Divulgação)Realizada pelo Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), a Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de direitos humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; segurança pública; proteção aos defensores de direitos humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia; saúde mental; cultura e educação em direitos humanos.

AS MOSTRAS – A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das nove edições anteriores do evento e exibe filmes premiados em cada edição. Enquanto a Mostra Temática terá como foco "Criança e adolescente", a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Cingapura, selecionados por meio de chamada pública.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo teve início no País no dia 13 de novembro e segue até o dia 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais e pelo Distrito Federal. A programação está disponível na página da Mostra no Facebook. Confira a sinopse dos filmes. A Casa Amarela fica na Av. da Universidade, 2591, Benfica.

Fonte: Casa Amarela Eusélio Oliveira – fone: 85 3366 7772