Mergulhadores, Labomar e Marinha lançam hoje (3) "Atlas de Naufrágios do Ceará"

Imagem: Mergulhadores debaixo d'água no litoral cearenseMergulhadores do estado do Ceará, a Marinha do Brasil e o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC lançarão o primeiro Atlas de Naufrágios do Ceará, no dia 3 de dezembro, às 19h, na Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010). A obra, de Marcus Davis Andrade Braga e Augusto César Bastos, reúne material fotográfico e documental único que permite descobrir mais de 100 navios que se encontram no fundo do mar e ainda são desconhecidos da sociedade cearense e brasileira.

Na ocasião será lançado, também, o documentário "Naufrágio Amazônia e o resgate dos cristais", bem como a exposição do fotógrafo cearense Ruver Bandeira com imagens do mundo subaquático e da vida marinha. Os professores Maria Ozilea Bezerra de Menezes e Marcelo de Oliveira Soares, do Labomar, publicam artigos no livro.

Os naufrágios têm importância para o turismo de mergulho, a biologia marinha, a pesca, bem como para a história do Ceará e das navegações. Um exemplo é o navio Baron Dechmont, que se encontra a 35 metros de profundidade no Pecém (litoral oeste do Ceará). O navio inglês foi torpedeado em 1943 durante a II Guerra Mundial por um submarino alemão e hoje é um ponto de mergulho famoso no Brasil.

Imagem: Capa do "Atlas de Naufrágios do Ceará""O Atlas é fruto do esforço pessoal de inúmeros mergulhadores, liderados por Marcus Davis Braga e Augusto César Bastos, organizadores do trabalho", explica o Prof. Marcelo de Oliveira Soares. "O Labomar e a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural, foram convidados a dar apoio à iniciativa, porque pesquisam esses navios há mais de 10 anos, com o objetivo de divulgá-los e lutar por sua preservação", complementou.

No livro, o leitor poderá conhecer melhor os navios e naufrágios através do Manual de reconhecimento de partes e peças de naufrágios, com fotos de navios-museu espalhados pelo mundo e imagens das peças ainda submersas. Mais informações podem ser obtidas no blog Mar do Ceará.

Fonte: Prof. Oziléa Menezes, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC – fone: 85 3366 7005