Exposição no Benfica reconta história de "O quinze" por meio de telas e bordados

Imagem: Bordados rememoram cenas de "O quinze" (Foto: Ribamar Neto)Tocadas pela sensibilidade de Rachel de Queiroz, 20 bordadeiras criaram uma arte a partir de outra arte. Operando com agulhas, telas e fios, elas exploraram as possibilidades expressivas da técnica artesanal para recontar a história de O quinze, principal obra da escritora cearense.

O resultado é a exposição O quinze de Rachel como eu o vi, que será inaugurada nesta segunda-feira (30), às 10h, na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC (área 2 do Centro de Humanidades, no Benfica).

A iniciativa é do grupo Iluminuras, ligado ao Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Acervo do Escritor Cearense da Biblioteca de Ciências Humanas e com apoio do Museu da Imagem e do Som. A coordenação é das professoras Neuma Cavalcante e Odalice de Castro e Silva, com organização de Lídia Barroso e Mylla Amaral, integrantes do Iluminuras.

Veja mais imagens das telas no Flickr da UFC

As telas foram produzidas por 20 artistas – estudantes e docentes da UFC, além de outras profissionais – que compõem o grupo Iluminuras. São elas: Ana Paiva, Cris Guimarães, Anastácia Helena, Bárbara de Alencar, Betânia Moura, Célia Braga, Fádina Major, Fátima Carvalho, Lídia Barroso, Lourdes Bernardo, Maria Odete Araújo, Maria Tereza Cavalcante, Mylla Amaral, Nazaré Fraga, Neuma Cavalcante, Ruth Cavalcante, Sílvia Porto, Socorro Oliveira, Talita Maciel e Valéria Nogueira.

Imagem: Bordadeiras que assinam peças da exposição (Foto: Ribamar Neto)"Inspiradas na tradição medieval, as 20 parceiras buscam, por meio das imagens bordadas, realizar a leitura interpretativa da obra literária. Cada uma delas leu e releu O quinze e visitou o Sertão de Quixadá, onde Rachel viveu e se descobriu escritora. Depois, debruçou-se sobre o algodãozinho e traduziu, com agulhas e linhas, os sentimentos que o romance lhes despertou", descreve o Prof. Italo Gurgel, Assessor de Comunicação Institucional da UFC e pesquisador da obra de Rachel de Queiroz, que fará a palestra de apresentação da exposição.

As telas de bordado ficarão expostas no auditório da Biblioteca de Ciências Humanas até o dia 4 de dezembro. A abertura da exposição, na próxima segunda-feira, é aberta a todo o público interessado em literatura e arte.

Fonte: Profª Neuma Cavalcante, coordenadora do grupo Iluminuras – fone: 85 98854 7236 e 3366 7659