Programa que levou luz elétrica e educação digital para escolas será encerrado hoje (4)

Imagem: Integrantes do Programa Luzes para Aprender no Ceará (Foto: www.oei.org.br)Acontece nesta sexta-feira (4), a partir das 11h, evento de encerramento do Programa Luzes para Aprender no Ceará, iniciativa desenvolvida pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação (OEI), em parceria com a UFC. Foram beneficiadas três escolas, que receberam painéis fotovoltaicos e conseguiram reduzir seu consumo de energia, e tiveram seus professores capacitados em ensino digital.

O Programa contribuiu para a melhoria da qualidade da educação em escolas rurais isoladas, além de desenvolver o bem-estar das comunidades beneficiadas, levando luz elétrica, Internet e computadores às escolas.

O Programa foi desenvolvido nas escolas EMEF Ernesto Gurgel Valente, em Aquiraz (90% de redução no consumo de energia); EMEF Poetiza Abigail Sampaio, em São Gonçalo do Amarante (32% de redução); e EEM José Martins Rodrigues, em Quixadá (33% a menos), compreendendo duas ações: instalação de placas solares, a cargo da Prátil Engenharia (Grupo ENEL), e formação dos professores e realização de atividades sobre sustentabilidade auxiliadas por recursos digitais diversos, sob a responsabilidade do Instituto UFC Virtual, através do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (Proativa).

O Programa foi lançado em junho de 2015. As ações de formação iniciaram em agosto e terminaram em novembro último. O evento de encerramento será no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (bloco 308 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Outro parceiro da iniciativa no Ceará foi a Coelce.

Fonte: Prof. José Aires de Castro Filho, Coordenador Acadêmico e vice-diretor do Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9457