Diplomados 75 concludentes da 106ª turma da Faculdade de Medicina

Imagem: Setenta e cinco médicos colaram grau pela 106ª turma da Faculdade de Medicina da UFC (Foto: Ribamar Neto)Em solenidade realizada no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), na última sexta-feira (4), os 75 novos médicos graduados pela UFC foram saudados pelo Reitor Henry de Holanda Campos, que reconheceu "os muitos esforços" que atravessaram "com toda uma sequência de disciplinas, com muitas provas, algumas provações e desafios constantes a serem vencidos". Esta foi a colação de grau da 106ª turma da Faculdade de Medicina da UFC.

Em nome dos concludentes falou Jôbert Mitson Silva dos Santos, que fez uma retrospectiva de cada ano vivido na Instituição, a partir do "susto" do primeiro ano do curso, quando enfrentavam a dificuldade de aprender matérias como bioquímica. Mas assegurou que ele e os colegas encontraram um "anjo" no caminho, o Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro (falecido no último mês de outubro), a quem prestou homenagem, dizendo que o médico foi o profissional que deixa exemplo a ser seguido.

Veja mais fotos da solenidade no Flickr da UFC

Jôbert Mitson Silva dos Santos não esqueceu de fazer agradecimentos aos pacientes, com os quais aprendem muito, e conclamou os colegas a desenvolver a habilidade "de fazer a diferença" com grandes ou pequenos gestos. Por fim, alertou os recém-formados a "zelar pela própria saúde", e demonstrou o sentimento de gratidão à família e aos amigos.

Imagem: Reitor Henry Campos congratulou os novos "colegas médicos" (Foto: Ribamar Neto)Pelo corpo docente falou a Profª Raquel Autran Coelho Peixoto, que admitiu estar muito grata por compartilhar aquele momento de alegria com seus ex-alunos e agradeceu por ter sido escolhida para representar todos os professores.

RITUAL – A cerimônia de colação de grau foi aberta pelo Reitor Henry Campos, que, em seguida, chamou os oradores discente e docente. Após os discursos, recebeu a lista dos concludentes com as respectivas assinaturas, das mãos da Profª Sônia Castelo Branco, coordenadora de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação. O Reitor chamou os concludentes Marilia Maria Vasconcelos Girão e Pedro Andrade Alencar Luna, que se postaram à frente da mesa dirigente dos trabalhos e então leu o termo da diplomação. O juramento de Hipócrates foi dirigido pela concludente Ivna Baltazar Ribeiro Filgueiras, acompanhada pelos recém-formados, que se postaram de pé com a mão direita estendida.

VÍNCULO – "Se hoje vocês estão aqui é porque superaram com êxito cada etapa da formação acadêmica e se fizeram merecedores do diploma que reconhece suas habilidades médicas", disse o Reitor, lembrando que "este diploma também consagra seu vínculo indestrutível com a Universidade Federal do Ceará, onde vocês ingressaram por merecimento, por competência intelectual, e onde absorveram os conhecimentos que os tornam médicos".

Congratulando-se com os novos "colegas médicos", o Reitor ainda deu as boas-vindas "a este mundo onde colocamos a ciência a serviço da vida, onde lapidamos os valores humanos, e onde aprendemos a acreditar no poder da generosidade".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332