Teatro Universitário divulga programação de dezembro; próxima atividade será hoje (10)

Imagem: Cena de "O casório de Carmélia" (Foto: Divulgação)O Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da Universidade Federal do Ceará, receberá, neste mês de dezembro, duas peças teatrais, uma mostra de esquetes, um sarau e ainda o II Simpósio de Pedagogias do Teatro.

A programação, completamente gratuita, começou na terça-feira (8), às 18h30min, com apresentações de orquestra de flautas, ioga, teatro e dança de salão, da Divisão de Programas e Projetos Culturais (DIIPC) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Em seguida, às 19h30min, tem início o sarau de poesias do grupo Teatro Expressões.

No dia 10, às 19h, haverá a Mostra de Esquetes Teatro Expressões, trazendo três esquetes. A primeira é Morte e Vida Severina, que conta a história do livro homônimo de João Cabral de Melo Neto, o qual trata de retirantes do sertão nordestino, buscando fuga à miséria nas grandes cidades.

O Casório de Carmélia vem em seguida, retratando o amor e a repentina união de dois jovens que selam a união entre famílias em pé de guerra. A mostra termina com Relaços, que traz uma personagem construída em conjunto com o público espectador.

Imagem: Cena de "Cabra vadia" (Foto: Divulgação)No dia 13, o TU volta a apresentar o espetáculo Loteamento Tcheckov, que cruza os temas da venda de terras, de sonhos e de esperanças através de fragmentos de peças do autor russo Anton Tcheckov. A apresentação ocorrerá às 17h e às 19h.

Ainda no dia 13, seguindo até o dia 18, o TU receberá o II Simpósio de Pedagogias do Teatro. Das 9h às 22h, o simpósio debaterá práticas formativas que qualificam processualmente professores de Teatro em formação inicial, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

Para concluir a programação de dezembro, o Curso de Licenciatura em Teatro da UFC apresentará a montagem Cabra vadia, trazendo uma transcrição dos textos Vestido de noiva, Valsa n° 6, Toda nudez será castigada, Senhora dos afogados e Dorotéia, todos de Nelson Rodrigues. A apresentação ocorrerá nos dias 18, 19, 20 e 21, sempre às 20h.

Fonte: Prof. Héctor Briones, diretor do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832