Docente do Departamento de Letras Estrangeiras participa de mesa-redonda na Espanha

Imagem:  Prof. Cícero Miranda faz estágio de doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Madri (Foto: Arquivo Pessoal)O Prof. Cícero Miranda, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, participará de mesa-redonda sobre a utilização das tecnologias da informação em aulas de literatura espanholas, no XVI Congresso Internacional da Sociedade Espanhola de Didática da Língua e da Literatura, evento que acontece de 10 a 12 de dezembro, na Universidade de Alicante, na Espanha.

Miranda apresentará o trabalho intitulado "Una propuesta didáctica para el desarrollo de la multiliteracidad a través del uso de las TIC en la enseñanza de la literatura en la lengua española" (Uma proposta didática para o desenvolvimento da multiliteralidade através do uso das tecnologias da informação e comunicação-TIC no ensino da literatura na língua espanhola, em tradução livre), no qual discute a interface entre os estudos de multimodalidade e de multiletramentos como base para uma proposta de ensino da língua espanhola e de suas respectivas literaturas, desenvolvida pelo docente em material didático elaborado para disciplinas do curso a distância (EaD) de Letras-Espanhol, do Instituto UFC Virtual.

A participação do professor no evento faz parte das atividades desenvolvidas por ele na Espanha, na composição de um estágio de doutorado sanduíche de sete meses, realizado na Universidade Autônoma de Madri (UAM). Lá, participa do grupo de estudos Análisis del Discurso y Comunicación Intercultural, coordenado pela Profª Isabel Alonso Belmonte, do Departamento de Filologias e Sua Didática da Faculdade de Formação de Professores e Educação da UAM. Na UFC, Miranda coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola (Geppele).

Outras informações e a programação do evento estão disponíveis no site do Congresso.

Fonte: Profª Vládia Borges, diretora do Centro de Humanidades da UFC – fone: 85 3366 7600