Coral e Orquestra de Câmara da UFC se apresentam quarta-feira (16) na Reitoria

Imagem: Jardins da ReitoriaA Administração Superior da Universidade Federal do Ceará, o Instituto de Cultura e Arte (ICA) e a Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) convidam toda a comunidade universitária para a apresentação do Coral e da Orquestra de Câmara da UFC, a se realizar às 18h desta quarta-feira (16), nos jardins da Reitoria.

O Coral da UFC é um projeto de extensão da Universidade, sendo um espaço de formação e pesquisa para novos músicos a partir do Curso de Música da UFC. Desde a sua criação, tem sido uma referência internacional para o canto coral brasileiro, realizando apresentações em teatros de cidades da Polônia (Varsóvia e Szczecin), Alemanha (Bremen, Hamburgo, Colônia e Neulingen), França (Paris e Aurillac) e Austrália (Melbourne, Adelaide, Camberra e Sidney), com os espetáculos "Borandá Brasil" e "Gonzagas". Atualmente, o coral trabalha com o espetáculo "Gula", que fará parte de um novo projeto de intercâmbio em 2016, desta vez com coros no Canadá.

Já a Orquestra de Câmara da UFC surgiu a partir da inserção de novos instrumentos no currículo do Curso de Música da UFC e da demanda de novos alunos do curso. Surgido em 2012 com o nome de Grupo Acordoados, com a expansão dos instrumentos, passou a se denominar orquestra. Hoje, conta com 31 componentes, divididos da seguinte forma: seis violinos, duas violas, seis violoncelos, um contrabaixo, duas flautas transversas, um oboé, dois fagotes, dois clarinetes, duas trompas, três trompetes, dois trombones, uma tuba e uma percussionista. Desde seu início, a Orquestra de Câmara da UFC teve como foco a execução de repertório essencialmente brasileiro.

Fonte: Cerimonial da UFC – fones: 85 3366 7313 e 3366 7314