Reforma da Praça Ecológica Guaribal, na Serrinha, tem apoio da UFC

Imagem: Cartaz de divulgação da reinauguração da Praça Ecológica GuaribalA Praça Ecológica Guaribal (Rua Padre Nóbrega Nóbrega, esquina com Rua Efrem Gondim), no bairro da Serrinha, será reinaugurada nesta sexta-feira (18), às 17h. As ações de reurbanização do espaço, que estava interditado por conta de um lixão, foram idealizadas por iniciativa de extensão da UFC.

Desde 2013, o projeto Praça Ecológica Guaribal trabalha na reestruturação do espaço, em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Canto) da UFC, o Instituto Irmã Giuliana Galli e o Movimento Proparque, que já atuam há mais de 20 anos no bairro em busca da melhoria de qualidade de vida da comunidade.

Os arredores da praça, que ficam nas proximidades de uma creche, estavam tomados por um depósito de lixo, com esgoto a céu aberto, contribuindo para a proliferação de doenças. Executando propostas desenvolvidas pelo escritório Canto, a Prefeitura de Fortaleza vai assumir algumas demandas de infraestrutura, como paisagismo, drenagem e saneamento. A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) fica responsável pela doação e plantação de mudas de árvores na praça.

Outras entidades da UFC colaboraram com o projeto, como o Laboratório de Iniciativas em Design Social (Varal), o Grupo de Estudos e Práticas de Permacultura (GEPPE), além de profissionais do Curso de Engenharia Ambiental. Também contribuíram com as atividades a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Associação dos Moradores Amor Base.

Foram realizados mutirões com participação direta dos moradores do bairro. De acordo com a Profª Anna Lúcia dos Santos, coordenadora dos projetos Canto e Varal, "a própria comunidade construiu um campinho de futebol para as crianças e realizou um mural em grafite com um pedido: mantenha a comunidade limpa".

Fonte: Anna Lúcia dos Santos, coordenadora dos projetos Canto e Varal – fone: 85 3366 7492 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.