Biografia do Prof. Cândido Pamplona é lançada no Centro de Tecnologia

Imagem: Profª Débora, filha do Prof. Cândido: um ano de pesquisas e entrevistas para traçar a trajetória do biografado (Foto: Dácio Rafael)Vídeos, fotos, músicas, histórias, uma tarde inteira de boas recordações e saudade foi o que evocou o evento de lançamento do livro Tão Cândido — vida e legado do Prof. Cândido Pamplona, ocorrido terça-feira (15), no auditório do Centro de Tecnologia da UFC. No local, que carrega o nome do biografado, estiveram presentes familiares, amigos e colegas do já falecido docente do Departamento de Termodinâmica e Eletrotécnica da Universidade, que atuou entre os anos de 1962 e 1988.

Quem narra a história do Prof. Cândido é sua filha, Débora, que também foi professora da UFC, hoje docente aposentada da Casa de Cultura Britânica. Segundo a autora, foi necessário cerca de um ano de pesquisa e entrevistas para o resgate da vida e trajetória do engenheiro. "Meu pai sempre trazia sorrisos às pessoas, ele gostava de fazer mágicas em sala de aula, era um homem muito bacana. Ele faleceu há 26 anos, mas a memória está viva ainda. A gente sempre falava nele, relembrava as histórias e ria, por exemplo, de que ele dizia ter visto disco voador. Então, ele era um contador de histórias, e eu queria que essas histórias fossem além de nossa família, daí resolvi escrever", comentou Débora.

Segundo a autora, a ideia de uma produção mais caseira e a escolha do ambiente universitário para o lançamento do livro não se deram por acaso: além da dupla homenagem de o livro ser lançado no auditório que carrega o nome de Cândido e no dia em que comemoraria 84 anos, a docência era uma das paixões do pesquisador. "Ele era um professor muito querido aqui. Todo ano ou ele era patrono, paraninfo ou homenageado nas formaturas, e minha mãe guardava todos os convites das turmas. Houve um aluno dele que foi lá em casa contar memórias, o processo de coleta de histórias foi bem interessante", afirmou.

Um dos amigos e colaboradores do livro presentes no lançamento foi o Prof. José Maria Sales, chefe de gabinete do Reitor. Primeiramente, aluno e, logo após, colega de Departamento do Prof. Cândido, na década de 1970, Sales ressaltou as qualidades do homenageado. "Cândido era muito responsável, trabalhador, tinha muita dedicação à Universidade, eu o admirava muito. Com a convivência a amizade veio. É importante um momento como esse, de manutenção de uma lembrança como se ele vivo estivesse. Isso representa a capacidade que o ser humano tem de ver que é possível ser bom, ser feliz, uma pessoa que trabalha para o bem como foi o Prof. Cândido", destacou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331