Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Encontro Conjunto Brasil-Espanha em Matemática reuniu mais de 400 matemáticos de 20 países

Foto: participantes do evento posam para foto coletivaUm total de 431 participantes, envolvendo um universo de 20 países, esteve presente no Primeiro Encontro Conjunto Brasil-Espanha em Matemática, ocorrido de 7 a 10 de dezembro, em Fortaleza, e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC.

A expectativa agora é que a reunião, feita em conjunto com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e a Real Sociedad Matemática Española (RSME), tenha uma segunda edição, desta vez na Espanha.

O evento contou com oito conferências plenárias, 10 conferências semiplenárias, 225 conferências abrigadas e 20 sessões especiais em diversos temas de Matemática Pura e Aplicada. Entre os conferencistas, estiveram dois medalhistas Fields (considerado o Nobel da Matemática): Efim Zelmanov (University of California San Diego) e Vaughan Jones (University of California Berkeley/Vanderbilt).

Entre os participantes, estavam matemáticos vindos de países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Israel, Itália, México, Polônia, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suíça.

O presidente da RSME, Prof. Francisco Marcellán, parabenizou a organização do encontro pela dimensão e qualidade científica e expressou a intenção de realizar o segundo encontro conjunto na Espanha. Durante o evento, o diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Prof. Marcelo Viana, anunciou que um volume do Boletim da SBM, publicado pela Springer, será especialmente dedicado ao encontro.

Para o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que participou da abertura do evento, "o encontro leva a marca do impulso de internacionalização da UFC". Campos destacou a Matemática como "uma das comunidades mais brilhantes e ativas da Universidade e célula fundamental do Centro de Ciências da Instituição".

Fonte: Departamento de Matemática da UFC – fone: 85 3366 9884

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo