Açude Santo Anastácio necessita de ações definitivas do poder público

Imagem: Desequilíbrio ambiental provocou a morte de grande número de peixes no Açude Santo Anastácio, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)A ocupação inadequada das áreas que circundam o Açude Santo Anastácio, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal do Ceará, é a principal causa de sua poluição. Isso resulta na consequente perda da qualidade de suas águas e sedimentos, culminando no total comprometimento desse ecossistema e de todos os benefícios que esse corpo d’água oferece, como o clima diferenciado de temperaturas mais amenas, recreação e, principalmente, seus recursos pesqueiros, que são fonte de renda e alimento para algumas pessoas que habitam essa região.

Analisando esse quadro, pode-se concluir que não há mais tempo para medidas paliativas. O açude necessita de ações concretas e definitivas por parte das autoridades competentes. Sabe-se que é preciso atingir o problema – o despejo contínuo de esgoto doméstico e lixo ao longo do canal que fica fora do Campus do Pici – na sua origem, como estratégia para o controle da eutrofização (processo através do qual um corpo de água adquire níveis altos de nutrientes) e assoreamento (acúmulo de sedimentos). É necessário transferir as comunidades ribeirinhas dos locais indevidos, dando-lhes uma moradia mais digna e segura, bem como realizar uma dragagem para remover os resíduos sólidos que estão presos ao substrato, fazer periodicamente a retirada das macrófitas e, posteriormente, implantar um sistema de aeração. Essas são as medidas verdadeiramente corretivas que resultarão, a longo prazo, na autodepuração do Açude Santo Anastácio.

A UFC retira periodicamente o lixo que se acumula nas margens do açude dentro do Campus do Pici, assim como as plantas que ali se alimentam da poluição. No entanto, cabe ao poder público municipal intervir para solucionar o problema das moradias e dos esgotos domésticos ao longo do canal que chega ao açude, para que se resolva esse gravíssimo problema ambiental que atinge não apenas o Campus do Pici, mas toda a bacia da qual o açude faz parte. A UFC espera contar com esse imprescindível apoio.

Informações técnicas sobre o Açude Santo Anastácio
UFC realiza limpeza no Açude Santo Anastácio e estuda causa de mortandade de peixes