Professor da Unicamp faz palestra sobre arquivida do corpo e do movimento

Imagem: Palestra do Prof. Odilon Roble acontece nesta quinta-feira (5) no Iefes"Arquivida do corpo e do movimento: o mito como inspiração para delicadeza e astúcia" é o tema da palestra que será proferida pelo Prof. Odilon Roble, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), quinta-feira (5), dentro da programação do lançamento do livro Corpos arquígonos, organizado pelo Núcleo de Integração Somaestética (Nise) do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC.

O tema é também o título de um dos capítulos da coletânea, composta por textos de 11 professores e pesquisadores vinculados à UFC, à Universidade Estadual de Ponta Grossa e à Unicamp. A palestra será realizada às 10h, na sala 5 do Iefes, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O Prof. Odilon Roble adianta o tema da palestra: "O mito, mais especificamente a mitologia grega, a partir de uma análise estético-filosófica e a colocarei em contato com o corpo e o movimento, para pensarmos como uma educação do corpo pode ser inspirada por certos preceitos míticos e arquígonos". Segundo o pesquisador, a proposta consiste em "apresentar alternativas para os modelos vigentes de educação do corpo", somando-se aos esforços dos autores vinculados ao coletivo Nise, do qual ele também é integrante.

Nesta nova obra, os corpos arquígonos são compreendidos como aqueles "que se tornam vida a partir da própria força no movimento incessante de ser vida, ultrapassando o crescimento e o embelezamento como finalidades do existir; são os corpos que se propagam, se proliferam, se reinventam de tempos em tempos, e, sendo o próprio tecido da vida, conseguem experimentá-la, afetando e sendo afetado por ela", define o organizador da obra, coordenador do Nise, Prof. Francisco Silva Cavalcante Junior.

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Prof. Odilon Roble tem mestrado e doutorado em Educação pela Unicamp e desenvolve pesquisas sobre Filosofia e Estética do Movimento. Pertence ao quadro de docentes do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp.

Fonte: Prof. Francisco Silva Cavalcante Jr., coordenador do Núcleo de Integração Somoestética (Nise) – fones: 85 3366 9533 e 3366 9217