Orquestra Sinfônica da UFC e Orquestra Jacques Klein se apresentam hoje (4) no Campus do Pici

Foto: ensaio da orquestra (Foto: Secult-Arte/UFC)A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará e a Orquestra Jacques Klein, do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), se apresentam quarta-feira (4), às 19h, no anfiteatro da Seara da Ciência – equipamento de divulgação científica da UFC, localizado próximo à entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O evento é gratuito e o acesso estará liberado a partir das 18h30min até o limite das vagas.

O concerto faz parte da programação da CASa de Artes, que integra a Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa dedicado ao desenvolvimento e à formação docente. A apresentação também faz parte do Circuito UFC-Arte, organizado pela Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, parceira da CASa das Artes.

A Orquestra Sinfônica da UFC estreou em 2015, na abertura do Festival Internacional de Orquestras Jovens Eurochestries, evento internacional organizado pela Secult-Arte e pelo Curso de Música do Campus da UFC em Sobral. Atualmente, a Orquestra é composta por 40 membros e seis professores. Os regentes do núcleo orquestral de Fortaleza são os professores Jáderson Teixeira e Leandro Serafim.

Já a Orquestra Jacques Klein é composta por 19 músicos e apresenta um vasto repertório, que vai da música clássica às músicas contemporâneas, passando pelo frevo e outros ritmos brasileiros. A orquestra é oriunda de um curso do IBLF, que oferece formação cidadã para 600 crianças e adolescentes de Fortaleza por meio de seus programas de música e karatê. Atualmente, há também o projeto de extensão Jacques Klein, coordenado pela Profª Liu Man Ying, do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

O nome da Orquestra Jacques Klein é uma homenagem ao pianista cearense que viveu de 1930 a 1982 e é considerado um dos maiores nomes da expressão musical clássica brasileira.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.