Ministro das Comunicações vem à UFC lançar plataforma aberta para a Internet das Coisas

Imagem: Ministro das Comunicações, André Figueiredo (Foto: Herivelto Batista)Será lançado quinta-feira (5), às 10h30min, no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia (bloco 712 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), com a presença do Ministro de Estado das Comunicações, André Figueiredo, o projeto do Funttel Plataforma IoT, plataforma aberta de tecnologias para a Internet das Coisas e suas aplicações.

O Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) está no âmbito do Ministério das Comunicações e tem como objetivo estimular o processo de inovação tecnológica, incentivar a capacitação de recursos humanos, fomentar a geração de empregos e promover o acesso de pequenas e médias empresas a recursos de capital, de modo a ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações.

O Prof. Rodrigo Cavalcanti, coordenador do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTel) da Universidade Federal do Ceará, explica que as pesquisas serão feitas por um consórcio no qual estão incluídos os pesquisadores do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC. A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) tem ampla aplicação, dentre as quais nos serviços públicos de segurança e transporte.

Fonte: Prof. Rodrigo Cavalcanti, coordenador do GTel – fone: 85 3366 9470