Procurar no portal

Lançado Programa de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho para Servidores

Imagem: Profª Renata Mendes Luna apresentou ações desenvolvidas pela ProgepFoi lançado, na tarde dessa segunda-feira (2), o Programa de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho para Servidores da UFC, ação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) que se relaciona "à qualidade de vida no ambiente de trabalho na Universidade Federal do Ceará" e envolve segurança, saúde, bem-estar físico e psicossocial, como disse o Reitor Henry de Holanda Campos durante a solenidade de lançamento realizada no auditório da Reitoria.

Na ocasião, o Reitor assinou três portarias: a que regulamenta o Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho (nº 1.553), a que cria e regulamenta as Brigadas de Incêndio (nº 1.554) e a que cria as Comissões Internas de Saúde do Servidor Público (nº 1.555).

Veja mais imagens do lançamento no Flickr da UFC

O Programa não é "apenas um projeto da Progep", observou o Prof. Serafim Ferraz, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, adiantando ser necessário o envolvimento de todas as unidades acadêmicas da UFC, para que haja uma mudança cultural no que se refere à saúde e segurança do trabalho. O Pró-Reitor deu destaque à parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), que estava representado por Kassandra Maria de Araújo Moraes, gerente da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria, e pelo gerente do Sesi Centro, Heber José Teófilo de Moura.

O Juiz Carlos Alberto Rebonatto, do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, que coordena o programa Trabalho Seguro, disse que estava ali presente "como olheiro", para saber "o que a vanguarda intelectual de nosso Estado está fazendo com relação às ações de segurança e saúde do trabalho".

AÇÕES – As diversas ações realizadas pela Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CoQVT) foram relatadas pela coordenadora, Profª Renata Mendes Luna, como as que estão respaldadas em decretos e portarias federais. Ela se deteve nas ações ligadas ao auxílio-alimentação, transporte, ressarcimento de saúde e pré-escolar, assim como as desenvolvidas no âmbito das questões psicossociais, como o projeto de prevenção e acompanhamento de servidores com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas e o de mediação de conflitos no trabalho.

ESFORÇOS – "Há muito tempo a UFC desenvolve programas voltados para a
prevenção de doenças e melhoria das Imagem: Reitor recebe de Kassandra Araújo programas desenvolvidos em parceria com o Sesicondições no ambiente de trabalho", afirmou o Reitor Henry de Holanda Campos, reconhecendo, no entanto, que "nunca, porém, foram tão intensos os esforços para redimensionar as atenções dispensadas a nossos servidores docentes e técnico-administrativos, com a adoção de políticas de qualidade de vida que ampliam a satisfação pessoal e profissional e fortalecem o comprometimento organizacional".

O Reitor da UFC agradeceu aos parceiros "que vieram contribuir com sua experiência, seus conhecimentos e até mesmo com seu entusiasmo", referindo-se ao Sesi, ao Tribunal Regional do Trabalho e à Justiça Federal, bem como aos sindicatos que representam os segmentos docente e técnico-administrativo. Ao final, afirmou que não basta à UFC primar pela excelência acadêmica, ampliar as fronteiras. "Queremos ser, também, campeões de qualidade de vida no ambiente de trabalho. Estamos chegando lá", concluiu.

Das mãos de Kassandra Maria de Araújo, do Sesi, o Reitor recebeu os programas de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7936

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300