Projeto de extensão realiza trabalho com famílias em contexto de drogadição

Imagem: Logomarca do projeto Flor de DáliaO projeto de extensão Flor de Dália – Famílias em Reconhecimento, vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, retomou suas atividades na última sexta-feira (20), na Clínica de Psicologia da UFC (Rua Waldery Uchôa, 3-A, Benfica). No projeto, são realizados encontros semanais com famílias de pessoas que estejam enfrentando problemas com drogas. A iniciativa é ligada ao grupo de pesquisa Paralaxe, coordenado pelo Prof. Aluísio Lima, do mesmo departamento.

A facilitadora é a professora substituta Rebeca Oliveira, também do Departamento de Psicologia. "Tendo em vista toda a importância que a família comporta no desenvolvimento do indivíduo, é pertinente estudarmos a influência do fenômeno da drogadição dentro do seio da família e ver essa questão sob um olhar ampliado – indivíduo, família e sociedade", diz a professora.

Segundo a Profª Rebeca, é fundamental que as famílias entendam o contexto e estejam diretamente envolvidas na busca por formas de lidar com o problema, evitando que toda a responsabilidade recaia apenas sobre o indivíduo que está diretamente envolvido com a drogadição.

ATIVIDADES – Os encontros ocorrem todas as sextas-feiras, das 9h às 11h. As atividades incluem discussões abertas com temáticas direcionadas, exibição de filmes, exposições de conteúdo, dinâmicas e arte-terapia. Entre os objetivos, estão facilitar a compreensão do contexto de drogadição, promover a troca de experiências e dar apoio psicológico às famílias. Pais, irmãos, parentes e amigos podem compor os grupos.

PARA PARTICIPAR – Os interessados em participar devem entrar em contato com o projeto por meio dos telefones 85 3366 7689 e 3366 7690 ou enviar e-mail para a Profª Rebeca Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Antes de frequentar as atividades, as famílias passam por entrevista na qual a equipe do Flor de Dália explica a metodologia do projeto.

Fonte: Profª Rebeca Oliveira, do Departamento de Psicologia – fones: 85 3366 7689 e 3366 7690