I Seminário Implicações Psicossociais da Pobreza inscreve até segunda-feira (30)

Imagem: Capa do livro "Implicações Psicossociais da pobreza: diversidades e resistências"Estão abertas, até segunda-feira (30), as inscrições para o I Seminário Implicações Psicossociais da Pobreza, evento do Núcleo de Psicologia Comunitária (Nucom), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. O seminário será realizado no dia 15 de junho, no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades), de 8h às 21h30min.

Pela manhã, o evento contará com a mesa-redonda "Implicações psicossociais da pobreza: análise, atuação e enfrentamentos", com o Prof. James Ferreira Moura Jr. (Unilab) e Elívia Camurça Cidade e Bárbara Barbosa Nepomuceno, ambas doutorandas em Psicologia pela UFC. Em seguida, haverá grupos de discussão temáticos.

Às 14h, a Profª Verônica Morais Ximenes, uma das pioneiras nessa linha de pesquisa no Ceará, profere a palestra "Diálogos entre Psicologia e Pobreza". Durante o evento também será lançado o livro Implicações Psicossociais da pobreza: diversidades e resistências, organizado pelos quatro pesquisadores citados.

A publicação resulta de uma longa caminhada do Nucom em busca de aprofundar o foco na multidimensionalidade do problema da pobreza, na sua naturalização e culpabilização do pobre por sua condição. O trabalho é estruturado em três eixos, que também estarão presentes nos grupos de discussão: categorias de análise da pobreza, investigar e atuar em contexto de pobreza e resistências e enfrentamento à pobreza.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Nucom. O público-alvo do evento são estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia, profissionais de políticas públicas, lideranças comunitárias e sindicais, bem como demais interessados no tema. Ao final do seminário, será emitido certificado pela Pró-Reitoria de Extensão.

Fonte: Profª Verônica Morais Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC – fone: 85 3366 7729