Galeria de Professores Eméritos da UFC inclui agora o Prof. Hélio Rola

Imagem: A mesa foi composta pelos professores Simone Borges, Hélio Rola, Reitor Henry Campos, Danielle Macedo e Antônio Gomes Souza Filho (Foto: Viktor Braga/UFC)"Hoje, nosso patrimônio de Professores Eméritos, onde instalamos os mais destacados representantes de nosso quadro docente, se enriquece com o ingresso do estimado Prof. Francisco Hélio Rola naquela Arcádia", afirmou o Prof. Henry Campos, Reitor da Universidade Federal do Ceará, em solenidade realizada na noite de quarta-feira (25), na qual foi entregue a honraria ao homenageado.

A proposta de conceder o título de Professor Emérito a Hélio Rola – aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário no dia 22 de junho de 2012 – foi do Prof. Armênio Aguiar dos Santos, que em sua saudação, além de citações sobre a vida acadêmica e artística do homenageado, lembrou os feitos de Hélio "como atacante em time de futebol de salão" e como professor de Química em escolas de segundo grau. O orador deu ênfase ao modo como o Prof. Hélio inovou as aulas práticas na Faculdade de Medicina e a sua atuação como ativista, sendo pioneiro em ações de gentileza urbana, como o movimento SOS Praia de Iracema.

Veja mais imagens da solenidade no Flickr da UFC

O Prof. Hélio Rola entrou no auditório da Reitoria acompanhado dos professores Daniele Silveira Macedo e Armênio dos Santos, que compuseram a mesa dirigente dos trabalhos, onde estavam, também, além do Reitor Henry Campos, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Sousa Filho; o Diretor do Centro de Ciências, Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho; e a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Profª Simone Borges.

QUEM É – Logo depois de instalar a solenidade, o Reitor Henry Campos solicitou à chefe do Cerimonial, Cláudia Albuquerque, que fizesse a leitura do currículo resumido do novo Professor Emérito, que nasceu em Fortaleza, em 18 de outubro de 1936, e fez os estudos secundários no Colégio São João.

Na UFC, desenvolveu pesquisas sobre o trato gastrintestinal, no Departamento de Fisiologia e Biofísica. É autor de 46 artigos completos publicados em periódicos, além de três trabalhos completos e 72 resumos reproduzidos em anais de congressos. Orientou seis dissertações e duas teses. Foi secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e, em 1985, atuou como professor visitante da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador no Laboratório de Fisiologia Renal e do Instituto de Ciências Biológicas.ft 160527 helio2

Aprovado em primeiro lugar no vestibular, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará e ingressou no quadro docente da UFC logo após a formatura, em 1961. Quatro anos depois, tornava-se o primeiro docente da Faculdade de Medicina a concluir o doutorado. É doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, tendo feito Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisa em Saúde da cidade de Nova York e na Universidade de Paris.

Artista plástico e ativista de causas sociais, o Prof. Hélio Rola tem marcante presença na sociedade, defendendo propostas de interesse da população. Aposentou-se em 1990, mas mantém continuado vínculo com a Universidade, como colaborador. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2.

ALÉM DA ACADEMIA – Para o Prof. Henry Campos, não é apenas "pela competência acadêmica que Hélio Rola realça. É também um artista de extraordinários méritos, um ativista, um fomentador de campanhas comunitárias inspiradas na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos". O Reitor destacou o fato de Hélio Rola exercer a cidadania com determinação, não importando quão poderosos possam ser seus adversários nesta luta.

"Hélio é um exemplo de homem simples, que não vestiu o jaleco como se fosse apenas um uniforme para identificá-lo como médico. Ele entende que o exercício profissional não se desgarra das atribuições cidadãs", completou o Prof. Henry.

AGRADECIMENTOS – Ao agradecer a homenagem, o Prof. Hélio Rola fez uma retrospectiva de sua vida, lembrando inclusive de quando estudava, na infância, sob a luz de lampiões de querosene e de como se iniciou nas artes plásticas. Com oito anos já desenhava e por sugestão de amigos dos pais foi levado à Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP). Ele lembrou, bem humorado, que teve de deixar de ir às aulas de desenho quando os artistas e estudantes adultos levaram uma modelo para posar nua.

O Prof. Hélio Rola encerrou suas palavras afirmando que naquele momento estava se sentindo honrado, comovido e grato por receber o título de Professor Emérito.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938