Núcleo de Telessaúde realiza capacitação para médicos da atenção básica de todo o Ceará

Imagem: Com formato semelhante a uma borboleta, a tireoide está localizada no pescoço, logo abaixo da laringe (cordas vocais) (Imagem: Reprodução da Internet)No período de 27 de junho a 1º de julho, ainda como parte das comemorações do Dia Mundial da Tireoide (25 de maio), o Núcleo de Telessaúde da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), vai realizar e transmitir webpalestras sobre o manuseio correto das disfunções tireoidianas em nível de atenção primária. O Núcleo, criado depois da chegada da Ebserh, vai capacitar médicos das unidades básicas de saúde dos 184 municípios do Ceará por meio das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres).

A médica Maria Helane Gurgel, responsável pelo Núcleo de Telessaúde do Complexo Hospitalar da UFC, afirma que serão de 20 a 30 minutos de explanação por dia, seguidos de 20 minutos para discussão. O acesso é gratuito e aberto ao público. "As perguntas poderão ser feitas a mim e aos demais palestrantes por meio de um chat. Tudo será transmitido em tempo real pela Plataforma de Telessaúde, vinculada ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde", explica.

As aulas serão transmitidas da Unidade de Pesquisa Clínica, da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC, com suporte técnico do Núcleo de Telessaúde da Sesa. Serão cinco os temas abordados, conforme abaixo.

MELHORIAS – Na avaliação de Helane Gurgel, esse momento será mais um passo importante rumo à otimização do atendimento na atenção primária de saúde e ao aprimoramento do encaminhamento dos pacientes. "Com um sistema relativamente simples de Internet, redes de voz e vídeo, scanner e teleconferência em um posto de saúde de Campos Sales, por exemplo, um médico especialista lotado em Fortaleza consegue, em parceria com o médico generalista do município do Interior, realizar uma triagem mais fidedigna com relação ao perfil correto do paciente, encaminhando-o para a unidade de saúde mais adequada para a enfermidade identificada. Ganhamos em tempo, assertividade e produtividade", exemplifica.

Isso é possível porque, além da teleducação, a telessaúde consegue viabilizar a teleconsulta e o telediagnóstico. E tudo de forma continuada. A saber, sobre a teleducação, está em curso uma capacitação com 18 médicos reguladores do Estado, responsáveis pela, entre outras questões, regulação de leitos nas unidades públicas de saúde no Ceará. "Tudo isso via telessaúde que, em suma, é o uso de tecnologias de informação e comunicação para prestar serviços de saúde a distância, passar conhecimentos e informações, quebrando as barreiras geográficas, temporais, sociais e culturais", resume Helane.

PROGRAMAÇÃO
Dia 27/6 (15h) – Tema: "Como avaliar a função tireoidiana na atenção primária?"
Palestrante: Maria Helane Costa Gurgel
Dia 28/6 (15h) – Tema: "Conduzindo o hipo e hipertireoidismo na atenção primária"
Palestrante: Virgínia Fernandes
Dia 29/6 (10h) – Tema: "Doença nodular da tireoide: Qual o papel do generalista no manuseio dessa condição"
Palestrante: Renan Montenegro
Dia 30/6 (10h) – Tema: "Disfunção tireoidiana na criança e no adolescente"
Palestrante: Ana Paula Montenegro
Dia 1°/7 (10h) – Tema: "Tireoide e gestação"
Palestrante: Renan Montenegro Jr.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: 85 3366 8183