Inaugurada oficialmente unidade do SAMU 192 no Campus do Pici

Imagem: Reitor Henry Campus concede entrevista a jornalistasO Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, inaugurou, na manhã da última sexta-feira (24), unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a sexta da Capital. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve presente no evento, onde anunciou também o início de parceria entre o Município e a UFC para instalar um centro de reabilitação pós-traumas.

O Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, também acompanhou a solenidade de inauguração da unidade, bem como o coordenador do Núcleo de Educação Preventiva do SAMU, Cláudio Azevedo. A secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, explicou que o Campus do Pici, localizado na Regional III, tem posição estratégica na descentralização do serviço por ser próximo ao Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura, o Frotinha do Antônio Bezerra, e possibilitar fácil acesso ao Instituto Dr. José Frota (IJF). "Queremos melhorar a qualidade dos nossos trabalhadores e reduzir o tempo de resposta para os usuários", destacou.

Veja outras imagens da inauguração no Flickr da UFC

O Reitor Henry Campos ressaltou que a iniciativa amplia a aproximação entre UFC e sociedade. "É uma oportunidade de maior integração da Universidade com as comunidades vizinhas, com as quais já temos várias parcerias, e com a própria Prefeitura", salientou. "A intenção é trazer a cidade para dentro dos nossos espaços educacionais, fazer com que a Universidade esteja na cidade de Fortaleza", complementou o Prof. Henry Campos.

Reconhecendo a necessidade de descentralizar o serviço de emergência em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio afirmou que se busca fortalecer a infraestrutura do SAMU. "Em uma cidade como Fortaleza, não adianta ter apenas um número adequado de profissionais e veículos, tem que descentralizar", pontuou o gestor.

Imagem: Turma SAMU JúniorNa ocasião, também foi apresentada a turma SAMU Júnior, formada por filhos de colaboradores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com idade até 14 anos, que assistirão a aulas de primeiros socorros, repassando o conhecimento para estudantes das escolas públicas. É o caso da estudante Ísis Rebouças, de 13 anos, que aponta a importância de disseminar informações sobre o tema. "Você nunca sabe quando pode acontecer uma emergência. É importante repassar as informações para os amigos", relatou.

CENTRO DE REABILITAÇÃO – No encontro, o prefeito Roberto Cláudio informou que assinará protocolo de abertura de edital de licitação para criar um centro de reabilitação para recuperação pós-trauma, cuja gestão será feita em parceria com a UFC. A unidade, de acordo com o gestor municipal, será a primeira disponibilizada pela Prefeitura de Fortaleza.

Integrado a outros serviços da Universidade, o centro de reabilitação ocupará o espaço onde hoje está o Centro de Desenvolvimento da Família (CDFAM), no Campus do Pici. A proposta é que esse equipamento oferte atendimentos voltados a diversos tipos de trauma decorrentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, doenças crônico-degenerativas, dentre outras.

O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, lembrou que o espaço deve cumprir papel relevante na formação acadêmica de estudantes da Instituição. "Acoplado a vários outros serviços e clínicas especializadas, o centro trará mais oportunidades de treinamento aos estudantes e de a Universidade exercer sua responsabilidade social", detalhou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331