Retomada de convênio com Universidade do Arizona é tema de reunião na Reitoria

Imagem: Reitor recebendo o Prof. Timothy Joseph Finan em seu gabinete da ReitoriaO Reitor Henry Campos se reuniu, na tarde da última sexta-feira (24), na Reitoria, com o Prof. Timothy Joseph Finan, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e o com o engenheiro de pesca da UFC José Wilson Galdino, coordenador acadêmico do Projeto de Extensão PROVOZ (A Voz de Todos). O objetivo da reunião foi iniciar as articulações visando à retomada de um antigo convênio entre a UFC e a instituição americana, celebrado em 1966.

"A ideia é retomar este que foi o convênio internacional que mais trouxe contribuição para a Universidade", disse o Reitor. Ele citou que um dos fatores que aproxima as duas universidades são os desafios comuns que elas enfrentam, como, por exemplo, escassez de chuvas e recursos hídricos, desertificação, necessidades de novas técnicas de agricultura e pecuária. "Há uma infinidade de possibilidades de cooperação nas áreas tecnológicas, sociais e de saúde, entre outras. Vamos fazer todo o possível para retomar, de forma exitosa, esse convênio que foi tão importante", projetou o Reitor.

O Prof. Timothy relembrou que o convênio com a UFC foi bastante positivo para a Universidade do Arizona, especialmente na área de Ciências Agrárias. "Foi um período de referência na história da nossa universidade", reconheceu, destacando o intercâmbio de professores. Segundo ele, apesar das dificuldades enfrentadas pelo convênio nos anos seguintes, o diálogo acadêmico permaneceu até os dias atuais e a ideia é reforçar os laços entre as duas instituições, com novas possibilidades.

"Queremos criar uma estratégia de reativar esse convênio e dar um novo conteúdo à nossa colaboração, que seja sensível ao contexto atual. Precisamos ampliar as áreas de atuação, além de identificar e incidir sobre questões do nosso interesse mútuo", pontuou o Prof. Timothy.

Nos próximos meses, será articulada missão de uma comitiva da UFC à Universidade do Arizona, já com um pré-diagnóstico das áreas de mais interesse para a instituição cearense. A expectativa, segundo o Reitor Henry Campos, é que essa aproximação resulte, além do desenvolvimento de projetos em comum, intercâmbio de estudantes e professores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 / 3366 7938 / 3366 7936