Encontro Musical da UFC é retomado após 30 anos; Profª Izaíra Silvino é a homenageada

O curso de licenciatura em Música dImagem: Os professores Gerardo Júnior e Elvis Matos entregaram placa Izaíra Silvino (Foto: Jr. Panela / UFC) a Universidade Federal do Ceará celebrou, com canto e homenagens, seus 10 anos de criação, na noite do último domingo (24), no Theatro José de Alencar. A grande homenageada da noite, a regente Izaíra Silvino, e o consagrado Coral da UFC, que acaba de retornar de intercâmbio na Europa, foram os destaques da abertura do Nordeste 2016 – VI Encontro Musical da UFC.

Promovido pelo Curso de Música e pela Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, o evento teve outras cinco edições no período de 1982 a 1986, por iniciativa da Profª Izaíra. A edição de 1986 foi considerada um marco para criação do Curso de Música na UFC. Nela foi elaborado documento com mil assinaturas solicitando ao Reitor a formalização do curso.

Fatos como esse foram relembrados na noite de domingo (24). O Prof. Leandro Libardi Serafim, coordenador do evento, falou sobre o significado de reviver o festival criado pela Prof. Izaíra nos anos de 1980. "Ela foi uma guerreira no Estado [...]. Esse evento é para comemorar os 10 anos do curso, homenagear a Profª Izaíra Silvino e é um evento de formação. Durante a semana, teremos atividades como oficinas, práticas de grupo e uma série de apresentações artísticas", destacou. Em seguida, foram apresentados os professores que participarão da programação do encontro.

CURSO – Foram criados três cursos de Música na UFC: em 2005, na Faculdade de Educação, em Fortaleza; em 2009, no Cariri; e, em 2010, no Campus de Sobral. Inicialmente chamado de Licenciatura em Educação Musical, o curso era realizado na Casa de José de Alencar. Os professores dos cursos foram relembrados na noite.

O Prof. Sandro Gouveia, diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), destacou a presença da música na Universidade há mais de 50 anos, com o canto coral, base do Curso de Música. Comentou ainda os desafios e conquistas da graduação, que desempenhou "papel importante na criação do ICA. Gostaria de destacar um outro feito do curso, que é a nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC)", ressaltando ser o único curso dos 11 do ICA com a nota máxima. A participação dos professores no Mestrado Profissionalizante em Artes também foi reconhecida.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFCImagem: Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da UFC, fala sobre a homenageada (Foto: Jr. Panela / UFC)

HOMENAGEM – A homenageada da noite, Profª Izaíra Silvino, assumiu a regência do Coral da UFC em 1981 e iniciou o trabalho de valorização da música brasileira e o projeto de multiplicação de corais, fundamento para a proposta pedagógica que hoje embasa a formação de professores de música da UFC. Musicista de muitas competências, é bandolinista desde a infância, cantora e compositora. Bacharel em Direito pela UFC, licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Educação pela UFC, foi regente de vários corais e atualmente comanda o Coral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato).

O Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da UFC, convidado para falar sobre a homenageada, ressaltou as características marcantes de Izaíra, entre elas o pioneirismo, ao implantar um movimento de coral no Ceará. "O Coral da UFC é famoso há muito tempo, desde a regência da Profª Izaíra [...]. Muitos regentes nasceram a partir disso, muitos corais nasceram a partir daqui", ressaltou.

Após a apresentação de um vídeo com fotos Imagem: O Coral da UFC apresenta o recital Alguém cantando (Foto: Jr. Panela / UFC) da trajetória da homenageada, os professores Gerardo Júnior e Elvis Matos entregaram placa em reconhecimento à contribuição nas atividades artísticas e acadêmicas da Instituição. Com bom humor, a Profª Izaíra fez a plateia gargalhar ao afirmar que sempre que recebe uma homenagem pensa que está perto de morrer. "A homenagem que eu recebo todo dia é a da continuidade do Coral, que sai cantando pelo mundo afora e se faz respeitar, mostrando a grandeza que este País tem", agradeceu.

O primeiro coordenador do Curso de Música em Fortaleza e atual regente do Coral, Prof. Elvis Matos, chamou o Coral da UFC para dar continuidade à noite, que só poderia terminar com música. O recital Alguém cantando incluiu no repertório canções como "Ave Maria sertaneja", de Luiz Gonzaga; "Te quiero", música uruguaia da época da ditadura militar, e "Vatapá", de Dorival Caymmi.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7938 e 3366 7936