Reitor em exercício participa de reunião com governador para debater crise hídrica

Imagem: Governador Camilo Santana em reunião com diversos integrantes da sociedade civilO Reitor em exercício da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, reuniu-se, nessa segunda-feira (25), com o governador Camilo Santana e outros representantes de instituições do Estado para discutir ações para minimizar os efeitos da crise hídrica nos municípios cearenses. O encontro ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Na avaliação do Prof. Custódio Almeida, o problema da seca é uma questão "social", e não apenas de governo. Por seu caráter permanente, o tema deve ser tratado de forma séria e com medidas em longo prazo. "A UFC deve participar de todos os esforços necessários para amenizar os problemas hídricos em tempo de seca e tentar resolver o problema do ponto de vista técnico a médio e longo prazos. A tecnologia precisa estar a serviço da resolução desse problema", salienta.

De acordo com o Reitor em exercício, a Universidade atendeu ao "chamado do Governo" para minimizar o "sofrimento das pessoas e dos animais" por meio de ações mais imediatas, como campanhas educativas. "Existem soluções, a gente tem muito a fazer. A Universidade, na sua missão principal, deve se envolver na resolução desses problemas", disse.

O governador Camilo Santana apresentou aos convidados os dados referentes à quadra chuvosa dos últimos anos, revelando um declínio substancial nos reservatórios do Estado. De 2012 a 2016, o volume das bacias hidrográficas dos municípios cearenses caiu de 63,4% para 11,7%.

Dentre as ações estratégicas apontadas para a convivência com a seca, estão a transposição das águas do Rio São Francisco, o Cinturão das Águas, a implantação do sistema adutor e de reservação Taquarão, a dessalinização do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), além de outras ações no Interior do Estado.

"As medidas que o Estado vem tomando garantiram o abastecimento até agora. Mas este é um momento que precisamos do envolvimento de todos aqui para ajudar a termos uma nova cultura do tratamento com a água, principalmente em Fortaleza e Região Metropolitana, de que a água é um bem precioso e indispensável", afirmou o governador Camilo Santana, citando medidas que vêm sendo executadas, como construção de adutoras de montagem rápida, cisternas de placas e chafarizes, dessalinizadores e perfuração de poços profundos.

Também participaram da reunião secretários do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Federação das indústrias do Ceará, Federação do Comércio do Estado do Ceará, Sebrae, Câmara dos Dirigentes Lojistas, entre outras entidades, bem como membros de outras universidades públicas e particulares. Com informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado do Ceará.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331