Mensagem da Reitoria: "Começa novo semestre letivo: hora de renovar compromissos"

Esta terça-feira, 16, assinala, na Universidade Federal do Ceará, o início do período letivo 2016.2, tanto para o sistema semestral como para o anual. Na graduação, na pós-graduação e nas Casas de Cultura Estrangeira, alunos e professores têm encontro marcado nas salas de aula, bibliotecas e laboratórios, onde, nos próximos meses, se reproduzirá, diariamente, o milenar ritual do repasse do conhecimento.

É a universidade pública cumprindo sua missão de preparar as novas gerações – não apenas naquela dimensão utilitária de suprir necessidades do mercado de trabalho, mas também no propósito de alargar horizontes, ampliar nos jovens sua visão do mundo, sua sensibilidade e capacidade de fruir as artes, de cultivar valores e de ascender em dignidade e respeito.

Vivemos, no campus, este eterno recomeço, que aos poucos vai construindo nossa própria história. Criada há 62 anos, a UFC registra, a esta altura, formidável contribuição prestada ao Estado e à região. Sucessivas gerações de profissionais egressos de nossos cursos ajudaram a construir o Ceará moderno, ocupando posições de realce em todas as áreas da vida pública e do setor privado. Daqui saíram, até mesmo, os quadros que mais tarde edificariam outras instituições de ensino superior, realizando assim, concretamente, o efeito multiplicador do conhecimento.

É nessa corrente positiva e generosa que nos inserimos, ao iniciar um novo semestre letivo. Aos alunos veteranos, àqueles que chegam agora à Universidade, aos professores e servidores técnico-administrativos, que somam talento e compromisso institucional para dar continuidade à missão de educar – no Benfica, Pici, Porangabuçu, campi de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús –, desejamos pleno sucesso em suas atividades, para que, ao término dos 100 dias letivos que se iniciam, todos possam alimentar a certeza do dever cumprido.

Fortaleza, 16 de agosto de 2016.

Henry de Holanda Campos

Custódio Almeida