Escola da Terra lança livro na Faculdade de Educação nesta sexta-feira (26)

Imagem: Livro Escola da Terra Ceará: conhecimentos formativos para a práxis docente do/no campo (Imagem: Divulgação)Ocorre nesta sexta-feira (26), às 14h, no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Rua Waldery Uchoa, 1, Benfica), a cerimônia de lançamento do livro Escola da Terra Ceará: conhecimentos formativos para a práxis docente do/no campo. O evento, aberto ao público, terá em sua abertura palestra com o Prof. Newton Duarte, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisador da área de Pedagogia Histórico-Crítica.

O livro é uma coletânea de artigos que resultaram de curso de aperfeiçoamento realizado entre agosto de 2014 e março de 2016, formando cerca de 700 professores das classes multisseriadas no campo e quilombola de 19 municípios do Ceará. A organização é da Profª Clarice Zientarski, da Faced.

ESCOLA DA TERRA – Parceria da UFC com o Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação do Estado e secretarias dos 19 municípios envolvidos, o projeto buscou o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas às comunidades atendidas para melhorar a educação nessas regiões. O curso foi dividido em seis módulos que tratavam desde os elementos filosóficos até os aspectos legais e técnico-pedagógicos da educação no campo, totalizando 180 horas.

Os municípios envolvidos foram: Beberibe, Canindé, Cascavel, Caucaia, Cedro, Ibaretama, Icó, Independência, Itapipoca, Itarema, Itatira, Orós, Parambu, Quixadá, Quixeramobim, Tauá, Tamboril, Santa Quitéria e São Luís do Curu.

Fonte: Coordenação Administrativa da Escola da Terra – fone: 85 3366 7501