Procurar no portal

Maternidade-Escola divulga programação do Outubro Rosa; atividades começam dia 4

Imagem: Logo do Outubro Rosa na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) (Imagem: Divulgação)Apresentação do grupo vocal feminino Folk – Canções de Antigas Novidades e palestra-show "Sou mulher, sexo forte", da consultora Madalena Matos, abrem a programação do Outubro Rosa na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (UFC/Ebserh).

O evento, que objetiva alertar as mulheres sobre o câncer de mama, tem início oficial na próxima terça-feira (4), às 8h30min, na recepção principal da Maternidade (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo).

Diversas ações serão realizadas na MEAC ao longo de outubro. Da programação constam blitz tira-dúvidas sobre a doença, ginástica laboral e técnicas de relaxamento com a equipe de fisioterapia, tarde de beleza e roda de conversa com acompanhantes sobre mitos e verdades do câncer de mama. A programação completa está no site da MEAC/Ebserh.

Chefe do Serviço de Mastologia da MEAC, a médica Cristiane Coutinho informa que a programação é aberta tanto às pessoas atendidas pela Maternidade como ao público externo. No período de 1º a 31 de outubro, o Serviço também vai disponibilizar agenda de consultas para as servidoras e colaboradoras do Complexo Hospitalar e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) que tenham a partir de 40 anos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama serão registrados neste ano. A chefe do Serviço de Mastologia da MEAC chama a atenção para a importância da detecção precoce desse tipo de câncer por meio de exame de imagem, como a mamografia. Ela orienta ainda que a mulher deve ficar atenta e, percebendo qualquer alteração nas mamas, deve procurar o médico, seja em consultório ou no posto de saúde.

Referência em atendimentos à saúde da mulher, o ambulatório de Mastologia da MEAC realiza, em média, 730 atendimentos por mês. De janeiro a agosto deste ano, foram prestadas 5.553 consultas e realizadas 222 cirurgias, segundo a médica.

Fontes: Serviço de Mastologia da MEAC – fone: 85 3366 8507 / Unidade de Comunicação Social da MEAC/Ebserh – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300