Galeria de ex-Diretores do Centro de Ciências recebe foto da Profª Simone de Sá Borges

Imagem: A Profª Simone de Sá Borges agradeceu a todos que com ela trabalharam enquanto ocupante de cargos de gestão na Universidade (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Galeria dos ex-Diretores do Centro de Ciências (CC) da Universidade Federal do Ceará foi ampliada com a aposição da fotografia da Profª Simone de Sá Borges, em solenidade realizada na tarde de sexta-feira (7), na qual a homenageada agradeceu a todos que com ela trabalharam enquanto ocupante de cargos de gestão na Universidade. Fez um agradecimento especial ao Prof. Raimundo Costa Filho, atual diretor do Centro de Ciências, "pelo presente antecipado e inesquecível de aniversário e pelas generosas palavras a respeito" de sua trajetória na gestão acadêmica.

Dizendo-se muito feliz pela oportunidade de saudar a Profª Simone Borges, "e por poder falar com o coração", o Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor, traduziu numa frase o que representa para a comunidade universitária a atuação da Profª Simone: "Ela é aquela mulher que realiza tudo o que se colocar nas mãos dela". Afirmando ser testemunha do que dizia, o Prof. Custódio destacou suas outras qualidades, como prudência, perseverança, sabedoria. Disse ainda o Vice-Reitor ter certeza de que o Prof. Cláudio Marques, Pró-Reitor de Graduação, "está muito tranquilo tendo a Profª Simone a seu lado". Ela é Pró-Reitora Adjunta na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Veja outras imagens da aposição da fotografia no Flickr da UFC

Estar presente numa galeria de fotos deve chamar a atenção para o fato "de sermos 'uma parcela', numa Instituição que tem um trabalho plural, coletivo", observou o Prof. Custódio Almeida. Acrescentou que a simbologia, o símbolo da fotografia, é apenas a metade do que representa a Profª Simone para a UFC, "a outra metade é o resultado de seu trabalho", complementou.

EXCELÊNCIA ACADÊMICA – Para o Prof. Raimundo Costa Filho, a confiança depositada na Profª Simone Borges e no Prof. Javam Machado, eleitos diretor e vice, respectivamente, do Centro de Ciências em outubro de 2011, "foi honrada com muito trabalho, dedicação e humildade, tendo como prerrogativas a transparência administrativa, o compromisso social, o diálogo com a comunidade universitária, o respeito às especificidades das diversas áreas e a defesa dos princípios da justiça, da tolerância, da cooperação e da liberdade".

Imagem: Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da UFC discursa"A magnitude dessa honraria", prosseguiu, "foi comparável à dimensão das responsabilidades e dos desafios que assumiram, considerando que o Centro de Ciências é, inequivocamente, uma das mais expressivas unidades acadêmicas de nossa Instituição".

Afirmou, também, o Prof. Raimundo Costa Filho que "o plano de gestão executado implantou um processo contínuo de crescimento, visando à elevação dos níveis da qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão por meio do planejamento participativo e da cooperação mútua, com o nobre fim de buscar, incessantemente, a excelência acadêmica".

O diretor do Centro de Ciências ainda fez um resumo do currículo da homenageada: é graduada em Química (1983) e mestre em Química Inorgânica (1989) pela UFC e tem doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (1995). Professora associada da UFC, lotada no Departamento de Química Analítica e Físico-Química, desenvolve pesquisas na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos, desenvolvimento de métodos de recuperação e tratamento de resíduos de laboratório e educação ambiental.

PRINCÍPIOS – Ao referir-se ao período em que dirigiu o CC, a Profª Simone Borges reconheceu ter encontrado um "Centro amadurecido, estruturado, eficiente e dinâmico, graças às conquistas obtidas em gestões bem-sucedidas, ao longo de seus 38 anos de história como Centro e 50 como os extintos institutos de Biologia, Física, Geociências, Matemática e Química".

Imagem: Profª Simone ao lado de ex-diretores do Centro de Ciências da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Admitiu ter procurado "trilhar o caminho iluminado" por seus antecessores, "tendo como regra o exercício da prudência, humildade, discernimento e perseverança". Disse que elegeu cinco princípios básicos como plataforma de gestão (ética, competência, participação, transparência e efetividade), dos quais, garante, nunca se afastou "na busca incessante da eficácia e da eficiência, deliberando sempre em prol do bem comum e do melhor para nossa Instituição".

GRATIDÃO – No momento reservado a agradecimentos, a Profª Simone deu destaque ao Prof. Javam de Castro Machado, que com ela dirigiu o CC, como vice-diretor, com quem sempre convergiu em ideias, "mesmo nas divergências". Estendeu sua gratidão aos colegas servidores técnico-administrativos, bolsistas, funcionários de apoio e demais colaboradores que, como disse, "constituem a equipe nota 10 da direção do Centro de Ciências, parceiros irrepreensíveis na labuta diária da gestão". E fez questão de mencionar o apoio constante da Administração Superior da UFC, citando o ex-Reitor Jesualdo Farias e o Reitor Henry de Holanda Campos. Um agradecimento emocionado dirigiu ao marido, Francisco Borges, e à filha, Fernanda, que sempre apoiaram as decisões de sua vida profissional.

Estiveram presentes à solenidade integrantes da Administração Superior da UFC, dirigentes de unidades acadêmicas, servidores técnico-administrativos da ativa e aposentados, familiares e amigos da homenageada, bem como o primeiro diretor do Centro de Ciências, Prof. Joaquim Haroldo Monte.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938