Nota de falecimento: Prof. Geraldo Wilson Gonçalves

A Universidade Federal do Ceará lamenta o falecimento, na manhã desta terça-feira (1º), do Prof. Geraldo Wilson Gonçalves. Ele era docente aposentado da Faculdade de Medicina, tendo sido o pioneiro no ensino e prática de Reumatologia no Norte/Nordeste. A Reitoria da UFC decretou luto oficial de três dias.

O velório está sendo realizado na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), onde haverá missa de corpo presente às 14h30min. O enterro será às 16h no Cemitério Parque da Paz.

Geraldo Wilson Gonçalves nasceu em 8 de julho de 1921, em Acaraú, e se formou em Medicina em 1944. Foi médico da antiga Assistência Municipal de Fortaleza entre 1946 e 1964, onde chefiou a Clínica Médica e a própria unidade. Em 1951, ingressou na Faculdade de Medicina, onde desempenhou as funções de subchefe e chefe do Departamento de Medicina Clínica do então Centro de Ciências da Saúde. Também assumiu a Secretaria da Saúde, em uma gestão marcada pela reforma do Hospital Geral César Cals e pela construção do Hospital Infantil Albert Sabin.

Sua área de atuação voltou-se principalmente para a Reumatologia, tendo fundado a Academia Brasileira de Reumatologia e a Academia Cearense de Medicina. Também era membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia e da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, além de sócio da Liga Pan-Americana contra o Reumatismo e da Liga Internacional contra o Reumatismo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331