Ensino e aprendizado de línguas é tema de fórum internacional que ocorre até sexta-feira (18)

Imagem: A abertura do FLAEL ocorreu na manhã desta quarta-feira, no auditório da FEAAC (Foto: Viktor Braga)No momento em que o Brasil discute reformas na Educação Básica, a Universidade Federal do Ceará promove, até sexta-feira (18), a 5ª edição do Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas (FLAEL), evento cuja importância já está consolidada entre linguistas do País. A conjuntura nacional é oportuna para a discussão de temas como formação de professor, infraestrutura da educação, métodos de avaliação e material didático, referentes ao ensino e aprendizagem de línguas desde a educação infantil ao ensino superior.

“Desde 1996, temos uma mudança no ensino da língua portuguesa proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por exemplo, mas que ainda não chegou à sala de aula. A mudança é no sentido de trabalhar o português não com base na ‘decoreba’, mas na interpretação de textos, gêneros etc.”, explica a Profª Eulália Leurquin, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) da UFC, que organiza o evento. As discussões, palestras e mesas-redondas do FLAEL concentram-se justamente nos desafios da área, pensando melhorias nos campos de ensino de línguas, alfabetização, letramento, dentre outros.

Pesquisadores de países como Suíça, França, Brasil, Argentina e China estão presentes em Fortaleza até sexta-feira. Exemplo disso é a Profª Ao Sio Heng (Sónia), da Universidade de Macau, que participa do FLAEL para compartilhar conhecimento sobre elaboração de materiais didáticos de língua portuguesa na China. Segundo ela, mais de 30 instituições oferecem cursos de curta e longa duração sobre nosso idioma naquele país.

Imagem: Pesquisadores de países como Suíça, França, Brasil, Argentina e China estão presentes em Fortaleza até sexta-feira (Foto: Viktor Braga/UFC)

SOLENIDADE – A abertura do FLAEL ocorreu na manhã desta quarta-feira, no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Um dos pontos altos da solenidade foi a homenagem da organização do evento à Profª Dilamar Araújo, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que tem 42 anos de carreira acadêmica na área de Linguística Aplicada. Ela recebeu flores e abraços de atuais e ex-orientandos, autointitulados “Dilamores” (em referência ao nome da docente), e agradeceu pela homenagem “enquanto ainda está viva e atuante”. “Vamos seguir fazendo os caminhos da Linguística Aplicada e continuar a luta por um Brasil justo. Meu sincero obrigado”, complementou.

O evento também abriu espaço à aluna Karina Morais, representante do movimento de ocupação estudantil dos cursos de Letras da UFC. Ela leu mensagem de repúdio à condução do Governo Federal na área de Educação e à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 55 no Senado Federal, dentre outros pontos, tendo sido aplaudida pelos participantes. A abertura do FLAEL contou, ainda, com a apresentação da Camerata de Violões do Liceu do Conjunto Ceará, formada por jovens da periferia de Fortaleza, com repertório que inclui Mozart, Jacob do Bandolim, dentre outros compositores.

A conferência de abertura foi feita pelo Prof. Bernard Schneuwly, da Universidade de Genebra (Suíça), com a palestra intitulada “Gênero: ferramenta constitutiva do ensino de línguas”.

Fonte: Profª Eulália Leurquin, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) – fone: 85 3366 7624