Segue até amanhã (19) o XIII Congresso de Geoquímica dos Países da Língua Portuguesa, que tem como objetivo maior promover o encontro, a integração e a divulgação de profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes que atuam junto às Ciências Geoquímicas. A abertura se deu no auditório do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, com a fala do Reitor Henry de Holanda Campos, na qual assegurou que a temática “extremamente rica que anima os estudos da Geoquímica há de suscitar palestras e debates do mais amplo interesse e da mais viva atualidade”. Na programação consta também o I Workshop de Geomatemática nas Ciências da Terra.

A comissão científica do congresso é formada por professores e pesquisadores de universidades de Portugal, Moçambique, Cabo Verde e Brasil, e entre os palestrantes estão nomes de relevância na área, como Alexandre Martins Campos de Lima, Maria Aurora Armienta Hernandez, Henrique Garcia Pereira e Ignez de Pinho Guimarães.

Os organizadores do congresso, entre eles o Prof. José de Araújo Nogueira Neto, ressaltam a importância do evento ao lembrar que “a população mundial alcançará um quantitativo entre 10 a 12 bilhões de pessoas no próximo século, o que torna o conhecimento científico uma das ferramentas indispensáveis na busca de soluções de problemas críticos, tais como: recursos energéticos, recursos hídricos, prospecção de minérios, segurança alimentar, gerenciamento de resíduos e qualidade do ar. E é a geoquímica em suas diversas aplicações que tem muito a contribuir nesses quesitos”.

SUPERAR DIFICULDADES – O prof. Henry Campos destacou em sua fala os “novos e angustiantes desafios, em escala mundial” que se apresentam atualmente, quando “cresce a necessidade de se reduzirem distâncias e de se apararem eventuais arestas, a fim de aprendermos juntos a superar dificuldades que colocam em risco nosso futuro, como as desigualdades  sociais, mudanças climáticas, guerras e tensões étnicas e religiosas”.

Por fim, saudou os participantes desejando que o encontro fosse produtivo e se dizendo certo de que encontrariam aqui “um ambiente adequado à exposição de suas ideias e propostas, ao estabelecimento do diálogo, à construção de novas parcerias e, quem sabe, até de novas amizades”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC  – fones: 85 3366 7332 3366 7936 e 3366 7938