Três professores da UFC são eleitos membros da Academia Brasileira de Ciências

Imagem: Logo da Academia Brasileira de Ciências (Reprodução: Internet)Três professores da Universidade Federal do Ceará foram eleitos para a Academia Brasileira de Ciências (ABC). O Prof. Edilberto Rocha Silveira, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, foi um dos 15 escolhidos para a categoria de membros titulares, o único do Norte/Nordeste da relação. Já os professores Amauri Jardim de Paula e Andrey Chaves, ambos do Departamento de Física, estão entre os escolhidos na categoria membros afiliados da Região Nordeste e Espírito Santo. O resultado foi divulgado segunda-feira (5) pela entidade.

Para membros titulares são eleitos apenas pesquisadores de consagrado merecimento, que passam a integrar os quadros da instituição. Já os membros afiliados integram uma categoria criada em 2007, destinada a jovens cientistas que têm se destacado em suas áreas de atuação. Nessa categoria, cada vice-presidência regional da ABC elege até cinco pesquisadores de excelência, com idade até 40 anos, para que integrem a ABC por um período de cinco anos.

"Nos últimos anos, os professores da UFC vêm sendo sistematicamente eleitos para a ABC. É muito importante para a instituição esse reconhecimento acadêmico, principalmente porque reconhece duas gerações de pesquisadores: os seniores, na categoria titular, e os jovens, como afiliados. Isso sinaliza uma renovação qualificada do quadro docente, que garantirá o crescimento da instituição no futuro", avalia o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza.

MEMBRO TITULAR – O Prof. Edilberto Silveira é pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e possui larga experiência na área de fitoquímica de plantas da flora nordestina, no estudo integrado e interdisciplinar de plantas medicinais, na aplicação de técnicas espectroscópicas em determinação estrutural de metabólitos secundários e na aplicação e uso de técnicas modernas de RMN.

Silveira se juntará a um grupo de outros cinco professores da UFC que integram a lista de membros titulares da ABC: Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular), João Lucas Marques Barbosa (Matemática), Luiz Drude de Lacerda (Labomar), Eduardo Vasconcelos de Oliveira Teixeira (Matemática) e Manassés Claudino Fonteles (Medicina).

Já os dois novos membros afiliados se unem a 13 outros professores da Universidade, nove deles em mandato atual. Além deles, a Profª Raquel Carvalho Montenegro, eleita membro afiliada pela Universidade Federal do Pará (2013-2017), integra atualmente os quadros da UFC.

A ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS  A ABC é uma sociedade científica honorífica, que existe desde 1916. Seu foco é o desenvolvimento científico do País, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. Atualmente possui um quadro de cerca de 700 membros e é uma das mais antigas e prestigiadas associações de cientistas do País.

Veja lista dos professores da UFC afiliados à ABC

2008-2012
Eduardo Vasconcelos de Oliveira Teixeira (Ciências Matemáticas)

2009-2013
Jorge Herbert Soares Lira (Ciências Matemáticas)

2010-2014
Letícias Veras Costa-Lotufo (Ciências Biomédicas)

2011-2015
Antonio Gomes de Souza Filho (Ciências Físicas)

2013-2017
Antônio Caminha Muniz Neto (Ciências Matemáticas)
Celso Shiniti Nagano (Ciências Agrárias)
Edson Holanda Teixeira (Ciências Biomédicas)
Eduardo Bedê Barros (Ciências Físicas)
Odair Pastor Ferreira (Ciências Físicas)

2014-2018
Fabrício Siqueira Benevides (Ciências Matemáticas)
Pedro Marcos Gomes Soares (Ciências Biomédicas)

2015-2019
Bruno Anderson Matias da Rocha (Ciências Biológicas)
Kyria Santiago do Nascimento (Ciências Agrárias)

2017-2021
Amauri Jardim de Paula (Ciências Físicas)
Andrey Chaves (Ciências Físicas)

Membros titulares da ABC
Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular)
João Lucas Marques Barbosa (Matemática)
Luiz Drude de Lacerda (Labomar)
Eduardo Vasconcelos de Oliveira Teixeira (Matemática)
Manassés Claudino Fonteles (Medicina)
Edilberto Rocha Silveira (Química Orgânica e Inorgância)

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.