UFC passa a integrar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

Imagem: Logomarca do ParforO Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) será lançado na Universidade Federal do Ceará nesta quinta-feira (8), a partir das 14h, no auditório da Reitoria, com a presença das coordenadoras da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professoras Izabel Lima Pessoa e Lorena Lins Damasceno.

O Parfor é um programa emergencial da Capes em parceria com estados, municípios e instituições de ensino superior. Pelo Parfor, as IES ofertam turmas especiais de licenciatura e formação pedagógica para professores de ensino básico, dando prioridade àqueles professores da rede municipal que só têm ensino médio ou que têm licenciatura em desacordo com a disciplina que estão ensinando.

Os cursos são presenciais e duram os mesmos quatro anos das licenciaturas tradicionais. A diferença é que, como as turmas são de professores que já estão em sala de aula e cumprem jornada de trabalho ao longo da semana, as aulas são ministradas nas férias e fins de semana. No Estado, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade do Vale do Acaraú (UVA) já participam do programa.

No caso da UFC, os cursos serão ofertados a 19 das 21 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), atendendo 625 professores da rede municipal do estado do Ceará. Os municípios se responsabilizam pela infraestrutura e a UFC, pelo pessoal.

Os cursos serão ministrados por professores – da ativa e aposentados – da própria UFC, podendo ser abertos editais para o público, caso as vagas não sejam todas completadas. O calendário das aulas dependerá de cada uma das Credes, mas as primeiras turmas serão iniciadas já em dezembro.

Fonte: Profª Adriana Eufrásio Braga, coordenadora do Parfor da UFC – fone: 85 3366 7345