UFC inicia aulas de Pedagogia para professores do ensino básico do Ceará

Imagem: A abertura das aulas do curso de Pedagogia do Parfor ocorreu no Auditório da Reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)A paixão pelo ensino acompanha a vida de Maria Eglantina Barata, 67, há bastante tempo. Formada em Economia, chegou a exercer a profissão em instituição bancária, mas foi na sala de aula onde se viu realizada. Já soma 46 anos como professora, boa parte deste tempo ensinando matemática e, agora, espanhol, em escola profissional no município de Itapipoca.

Experiência prática ela já tem de sobra. Mas Eglantina ainda vê a necessidade de complementar sua formação teórica na área da Educação. Na última quinta-feira (8), para preencher essa lacuna, iniciou o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Ceará através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Veja outras imagens da aula inaugural no Flickr da UFC

A aula inaugural do curso de Pedagogia do Parfor foi realizada na tarde do último dia 8, no auditório da Reitoria. O programa, nesta parceria com a UFC, atenderá 19 polos em todo o Estado do Ceará. O Parfor é uma iniciativa emergencial da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com estados, municípios e instituições de ensino superior.

Pelo programa, as universidades ofertam turmas especiais de licenciatura e formação pedagógica para professores de ensino básico, dando prioridade àqueles da rede municipal que só têm ensino médio ou que têm licenciatura em desacordo com a disciplina que estão ensinando.

"Com um misto de responsabilidade e muito entusiasmo, a UFC se une a outras instituições para garantir a contínua expansão do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Nossa adesão ao Plano, recentemente aprovada pelo Conselho Universitário, representa mais um passo no esforço da UFC de interiorizar suas ações, levando Educação Superior de qualidade a todos os rincões do Ceará", destacou o Reitor Henry de Holanda Campos, em discurso na abertura da aula inaugural.

Imagem: Curso é oportunidade para professores do ensino básico que não tiveram formação específica em Pedagogia (Foto: Ribamar Neto/UFC)Campos destacou que o curso, que é uma iniciativa da Faculdade de Educação e do Centro de Educação a Distância do Ceará, beneficiará cerca de 600 professores dos 184 municípios cearenses. "Numa outra dimensão, estaremos contribuindo para a melhoria do Ensino Básico em nosso Estado, onde, segundo se calcula, a metade dos professores das redes municipais possui apenas formação em nível médio", complementou o Reitor.

A coordenadora do Parfor da UFC, Profª Adriana Eufrásio Braga, destacou o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade aos professores – agora, novos alunos. "Sintam-se muito bem acolhidos na UFC", disse. Para a diretora da Faculdade de Educação da UFC, Isabel Ciasca, esse curso vem trazer um alento para a realidade do Estado, permitindo que o professor possa ter acesso a novos conhecimentos. "Professores de qualidade proporcionam às crianças e adolescentes uma perspectiva de futuro", afirmou.

A aula foi encerrada com a participação das coordenadoras da Capes, professoras Izabel Lima Pessoa e Lorena Lins Damasceno. Izabel reforçou a importância do Parfor para a educação infantil, já que 60% dos professores que são alunos do programa atuam nesta etapa do ensino. "É na educação infantil onde o Brasil mais negligencia a formação de professores", apontou. Ela destacou ainda o programa como "uma via de mão dupla". "O professor não só aprende, mas ensina também, porque ele traz a discussão do cotidiano das escolas, o que enriquece as nossas salas de aula".

Imagem: Plateia da aula inaugural do curso de Pedagogia do Parfor (Foto: Ribamar Neto/UFC)NOVOS APRENDIZADOS – Viviane Caroline da Silva, 36, é professora da Educação Básica em uma escola de tempo integral em Fortaleza. Ensina há 16 anos e é formada em Matemática. Ao longo desse tempo como professora, ela percebeu uma série de dificuldades relacionadas às questões do processo de ensino-aprendizagem.

"Eu queria conhecer profundamente este dom chamado Pedagogia. Queria entender melhor os alunos, as dificuldades deles. Daí, senti que deveria buscar mais conhecimentos na área", afirma. Ela é uma das novas alunas do curso de Pedagogia da UFC através do Parfor.

Assim como ela, Francisco Alexandre Alves, 34, queria mais conhecimentos no campo da Educação. Professor do ensino básico no município de Senador Pompeu, ele é formado em Letras e ensina, desde 2007, português, inglês e práticas de leitura.

"Os conteúdos do curso de Letras são muito acadêmicos e não são focados para a sala de aula. Quando a gente atua, no chão da escola, a gente sente a dificuldade, a necessidade da parte didática. O meu objetivo aqui neste curso, agora, é desenvolver essa área", revela.

Fonte: Profª Adriana Eufrásio Braga, coordenadora do Parfor da UFC – fone: 85 3366 7345