UFC se destaca no Nordeste ao aprovar 111 projetos na Chamada Universal do CNPq

Imagem: Veja a posição de algumas universidades do Nordeste (Elaboração: PRPPG/UFC)A Universidade Federal do Ceará aprovou 111 projetos no Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgado na última sexta-feira. Isso representa 12,1% das ações aprovadas no Nordeste, o que a situa como uma das universidades que mais aprovou projetos na região, ao lado da Universidade Federal de Pernambuco.

Veja lista dos pequisadores que tiveram projetos aprovados

A Chamada Universal é considerada um dos principais editais do CNPq porque abre espaço tanto para jovens doutores como pesquisadores seniores de todas as regiões do País e em qualquer área do conhecimento. Em todo o Brasil, foram submetidas 21.640 propostas, tendo sido aprovados 4.587 projetos que totalizam investimentos de R$ 188 milhões. Dos projetos aprovados, 917 encontra-se no Nordeste.

No caso específico do Ceará, a UFC concentrou 63% dos projetos aprovados. Em seguida, vieram a Universidade Estadual do Ceará (UECE), com 11%; a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com 8%; e Universidade de Fortaleza (Unifor), com 7%.

O CNPq divide os projetos em três faixas: A, com valores até R$ 30 mil; B, até R$ 60 mil; e C, para projetos com custo de até R$ 120 mil. Geralmente, quanto maior o volume de recursos, maior é a experiência e reconhecimento exigido do pesquisador. No caso da UFC, 44% das ações se situam na faixa A, 35% na faixa B e 21% na faixa C.

"O expressivo número de projetos aprovados pelos pesquisadores da UFC no Edital Universal 2016 é mais um indicador de que a instituição se consolida entre as principais do País. A aprovação bem distribuída nas três faixas de financiamento mostra também o perfil competitivo dos pesquisadores da UFC em diferentes estágios da carreira", comemorou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes Souza Filho.

"Resta-nos parabenizar os pesquisadores pela dedicação à instituição e por serem os verdadeiros protagonistas no desenvolvimento da pesquisa e na formação de recursos humanos que têm contribuído de forma decisiva para os recentes destaques da UFC nos rankings de qualidade", completa.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943