Diretor do Iefes recebe homenagem da Câmara dos Deputados

Imagem: O Prof. Antonio Barroso Lima recebeu a honraria das mãos do deputado André Figueiredo (Foto: Divulgação)O Diretor do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará, Prof. Antonio Barroso Lima, foi um dos agraciados com o Prêmio Manoel José Gomes Tubino 2016, da Câmara Federal. A solenidade de concessão da honraria ocorreu no último dia 13, no Salão Nobre da Câmara, em Brasília (DF), com a presença de parlamentares, representantes do setor desportivo e profissionais de educação física, além de familiares e amigos. A iniciativa da Comissão do Esporte e da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano presta homenagem aos profissionais de Educação Física que se destacaram em 2016.

A concessão do prêmio, em forma de medalha, atendeu ao Requerimento nº 129/2016, de autoria do deputado Evandro Roman (PSD-PR), subscrito pelo deputado João Derly (Rede-RS). A indicação do Prof. Antonio Barroso Lima e dos demais agraciados foi feita pelo deputado César Halum (PRB-TO), Presidente da Comissão do Esporte; deputado Evandro Roman, Presidente da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano (FPMAFDH); e por Jorge Steinhilber, Presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef).

O Prof. Antonio Barroso Lima é graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (SP) e doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (Portugal). Professor associado da UFC, tem experiência em Educação Física, com ênfase em natação. Além disso, atua em biomecânica, salvamento aquático, variação intracíclica e primeiros socorros.

"É extremamente gratificante receber a medalha Manoel José Gomes Tubino, porque ele foi um dos maiores nomes da Educação Física no País", disse o Prof. Barroso Lima, em entrevista à Universitária FM.

SOBRE A HONRARIA - Manoel José Gomes Tubino (1939-2008) foi presidente da Federação Internacional de Educação Física e do Conselho Nacional de Desportos. Doutor em Educação Física e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (uerj), foi secretário de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação. É considerado ícone na propagação da educação física como inclusão social. Em seu nome, são homenageados profissionais de educação física que se dedicam a promover o esporte e a atividade física como instrumento de socialização e promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331