Projeto "Começando Certo", do Centro de Ciências Agrárias, lança quatro livros

Imagem: Capas dos quatro livros lançados pelo projeto "Começando Certo"Na manhã da quinta-feira (22), foram lançados quatro livros do projeto Começando Certo: comunidade e universidade de "mãos dadas" para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável no semiárido. A iniciativa é resultado de parceria entre a Universidade Federal do Ceará, o então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/CNPq, o então Ministério do Desenvolvimento Agrário/Incra e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). O lançamento ocorreu no auditório do Departamento de Fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

As obras lançadas foram Matéria Orgânica e Compostagem, de autoria dos professores da UFC Julius Blum e Raul Shiso Toma e da professora da Unilab Clébia Mardônia Freitas; Experimentação Agrícola na Pesquisa Participativa, dos professores Marcelo Almeida Guimarães (coordenador do projeto), Júlio César DoVale, Alexandre Bosco de Oliveira, todos da UFC, e da engenheira agrônoma Renata Fernandes de Matos; Produção Sustentável de Culturas Anuais e Manutenção de Hortas: práticas culturais e aspectos a serem considerados, dos professores Alexandre Bosco, Marcelo Almeida Guimarães e Júlio César DoVale.

De acordo com a Coordenadoria de Extensão do CCA, os livros não serão vendidos; foram distribuídos no lançamento. O restante será destinado às comunidades Agrovila e Lagoa do São João, do município de Aracoiaba (CE), onde o projeto é desenvolvido.

SOBRE O PROJETO – O projeto Começando Certo visa fundamentalmente capacitar jovens do ensino médio dessas comunidades nas práticas agrícolas sustentáveis. Nas publicações, os autores buscam produzir e desenvolver conceitos relacionados às práticas culturais e aos aspectos a serem considerados para a manutenção de hortas, de modo acessível aos jovens participantes do projeto e produtores rurais em geral. Mesmo assim, os conteúdos são abordados em profundidade suficiente para desenvolver o raciocínio crítico de seus leitores, servindo, inclusive, para a utilização na educação superior.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do CCA – fone: 85 3366 9735