CEPE aprova calendário universitário; reposição começa dia 3 de janeiro

Imagem: Profª Simone Sá foi relatora do calendário universitário 2017 no CEPE (Foto: Viktor Braga/UFC)O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará aprovou no dia 23 de dezembro, por unanimidade, o calendário universitário para 2017, incluído a reposição das aulas do semestre 2016.2. Segundo a relatora da proposta, Profª Simone de Sá Borges, o esforço da Pró-Reitoria de Graduação foi para garantir que os três períodos (2016.2, 2017.1 e 2017.2) conseguissem ser absorvidos dentro do próximo ano.

Veja íntegra do Calendário Universitário.

Pelo documento, as aulas do semestre 2016.2 serão repostas entre os dias 3 de janeiro e 8 de fevereiro, tendo os professores até o dia 13 de fevereiro para consolidar notas e frequência. No caso das Casas de Cultura, as aulas do semestre 2016.2 ocorrem entre os dias 2 de janeiro e 23 de fevereiro.

O Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, informou que será baixada portaria suspendendo as férias dos professores que eventualmente precisem fazer reposição de aulas nesse período. No mesmo documento, será informado que as férias suspensas deverão ser gozadas entre 9 de fevereiro e 10 de março. Segundo o Vice-Reitor, que presidiu a sessão do CEPE, não será necessário fazer alterações no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE).

Uma novidade prevista no calendário diz respeito às datas de colação de grau. No caso de Fortaleza, os estudantes que já tiverem assistido a todas as aulas colarão grau em dois dias, 17 e 18 de janeiro, ao passo que as cerimônias dos campi de Sobral e Quixadá serão, respectivamente, nos dias 20 e 23 de janeiro. Já a colação dos estudantes que precisarem fazer reposição de aulas será no dia 16 de fevereiro, em Fortaleza.

O SEMESTRE 2017.1 - O semestre 2017.1 terá início no dia 13 de março tanto para a graduação como para a pós-graduação, indo até 14 de julho. Os professores terão até o dia 24 para a consolidação das sínteses de notas e frequências do período letivo. No caso das Casas de Cultura, o semestre começará no dia 3 de abril e seguirá até dia 31 de julho.

Já o segundo semestre de 2017 terá início no dia 16 de agosto, tanto para graduação como para pós-graduação. O término do semestre letivo 2017.2 está previsto para 16 de dezembro.

O calendário aprovado estabelece ainda que, no caso dos campi de Fortaleza, haverá dois encontros universitários: o primeiro, referente 2016, será realizado nos dias 29 a 31 de março; e o segundo, relativo a 2017, será no período de 8 a 10 de novembro.

Fonte: Profª Simone de Sá Borges, Pró-Reitora Adjunta de Graduação – fone: 85 3366 9498