Simpósio Internacional sobre a Juventude será de 12 a 15 de agosto

Imagem: O Jubra é uma realização da UFC, em parceria com diversas instituições (Imagem: divulgação)O VII Jubra, Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, teve início no último sábado (12), no Dia Internacional da Juventude. Até terça-feira (15), o Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará receberá pesquisadores nacionais dedicados à investigação do tema juventude, além de referências internacionais, gestores públicos, estudantes e integrantes de movimentos sociais.

A programação também contempla atividades culturais no Cineteatro São Luiz, no Centro. São esperados mais de 1.500 participantes no evento.

A cerimônia de abertura do Jubra ocorreu sábado (12), às 17h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro), com a conferência do sociólogo português Vítor Sérgio Ferreira e apresentação do Coral da UFC. O investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) refletiu sobre os desafios da juventude contemporânea diante das dificuldades para autonomização e emancipação social e econômica.

Além da relação da juventude com o mundo do trabalho, o VII Jubra trará discussões em outros 11 eixos acerca de relações étnico-raciais; violência e conflito; territórios entre campo e cidade; tempo livre, esporte e lazer; saúde; movimentos sociais; gêneros e sexualidade; artes e cultura; espiritualidade e religiosidade; educação; e consumo e novas mídias.

A Profª Veriana Colaço, do Departamento de Psicologia da UFC, é a presidente da comissão organizadora local. Participam diretamente 103 pesquisadores vinculados a instituições de ensino públicas e privadas de todo o País e estudantes que atuam como monitores, inclusive jovens integrados à Rede Cuca, da Prefeitura de Fortaleza. Informações sobre a programação do VII Jubra estão disponíveis no site do evento.

O Jubra é uma realização da UFC, por meio dos seguintes grupos: Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança (Nucepec); programa de extensão TVEZ: Educação para o Uso Crítico da Mídia; Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (Lapsus); Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM); Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia da Educação; além da Rede Jubra. Há apoio e parceria de diversas instituições, dentre as quais Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará.

Fonte: Profª Veriana Colaço, do Departamento de Psicologia da UFC e da comissão organizadora do Jubra – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.