Professores da rede estadual de ensino integram Jornada Formativa no Campus do Pici

Imagem: Prof. Manoel Andrade, coordenador do PRECE, falou sobre o programa aos professores (Foto: Divulgação/PRECE)A equipe de bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) da Universidade Federal do Ceará visita, nesta sexta-feira (11), a comunidade agrícola de Cipó, em Pentecoste, localidade onde, há 22 anos, foi criado o PRECE. A atividade é o destaque de uma semana intensiva de formação, que teve início na terça-feira (8), no Centro de Convivência da UFC, dentro da Jornada Formativa do Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária. O evento contou com a participação de alunos da Universidade e professores da rede estadual de ensino do Ceará.

Para a construção de projetos nas escolas públicas, a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia-UFC) e a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) realizam, neste semestre, formações para professores de escolas da rede estadual cearense. Nesta ação da Jornada Formativa, nos últimos dias 8, 9 e 10, professores e bolsistas trocaram experiências e falaram sobre ideias inovadoras para estimular o protagonismo, a cooperação e a solidariedade como práticas educacionais nas escolas públicas do Ceará.

Na ocasião, os professores puderam ainda conhecer os projetos Células Autônomas e Solidárias de Aprendizagem Cooperativa e Eu Curto a Universidade, realizados em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), UFC e PRECE, e os projetos Docência com Aprendizagem Cooperativa (UFC/PRECE), Letras Solidárias (EEEP Alan Pinho Tabosa/UFC/PRECE).

A Jornada Formativa do Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária pretende fortalecer a parceria entre os professores e o PRECE. Com encontros quinzenais e atividades a serem desenvolvidas a distância, ela objetiva promover o compartilhamento de experiências para construir novas práticas educacionais em comum. Como parceiros dos professores da educação básica, os bolsistas do PRECE se preparam para ir às escolas. Com acompanhamento do núcleo pedagógico do programa, os estudantes vão vivenciar, ao lado desses professores, os desafios de iniciar a nova prática pedagógica.

Em uma rede cooperativa e solidária, os professores desenvolverão, com os estudantes de suas escolas, novas experiências educacionais que motivem, como premissas pedagógicas, a parceria entre professores e estudantes, a responsabilidade individual, a educação socioemocional, a cooperação e enfatizem a solidariedade entre gestores, professores e estudantes.

Fonte: Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica da UFC – fone: 85 3366 9218