Cinematografia chilena é homenageada em noite de encerramento do Cine Ceará

Imagem: O argentino Ninguém está olhando (Nadie nos mira), dirigido por Julia Solomonoff, foi eleito o Melhor Filme da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem (Foto: Arlindo Barreto) O 27° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema foi encerrado na noite da última sexta-feira (11), no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, em clima de confraternização. Apresentado pelo BNDES e Enel, o evento aconteceu de 5 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado.

Na cerimônia de encerramento, o Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos, parabenizou a UFC pela realização do Cine Ceará e destacou o Cineteatro como o “templo sagrado do cinema no Ceará”, reaberto em 2015. Em seguida, o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, falou sobre o orgulho da UFC em testemunhar a dimensão que o festival assumiu nos 27 anos de realização. “Festival com características próprias, o Cine Ceará vai muito além da exibição de novas produções cinematográficas. Ele possibilita intercâmbio entre produtores brasileiros e ibero-americanos, divulga novos talentos na área do audiovisual e socializa o cinema atraindo um público variado. Na verdade, indo aonde o povo está”, afirmou.

Imagem: O Embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri, representando os cineastas chilenos, recebeu, da mão do Reitor da UFC, o Troféu Eusélio Oliveira (Foto: Arlindo Barreto)O Prof. Wolney Oliveira foi homenageado por sua dedicação à organização do festival pelo Reitor Henry Campos, que também elogiou a escolha da cinematografia chilena, “tão rica em talentos e premiada mundialmente”, como tema da edição. O Embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri, representando os cineastas chilenos, recebeu, da mão do Reitor da UFC, o Troféu Eusélio Oliveira, uma criação do artista plástico José Tarcísio. “Estamos convencidos de que a integração cultural na América Latina forma uma parte de nosso projeto comum. Em particular, estamos muito interessados também em promover uma maior integração e cooperação entre as indústrias cinematográficas do Brasil e do Chile, incluindo o Estado do Ceará, onde temos aprendido nesses dias que há uma pujante e vigorosa criatividade nas artes audiovisuais”, destacou. O Governador do Ceará, Camilo Santana, também esteve presente na cerimônia e parabenizou os premiados na noite.

O festival contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará, Bucanero Filmes e OUTLED, com patrocínio vip da SP Combustíveis e M. Dias Branco, patrocínio da Oi, BNB e SESC/Fecomércio, apoio cultural da Oi Futuro, Indaiá e Unifor e parceria com o Sebrae-CE.

Imagem: O Governador do Ceará, Camilo Santana, também esteve presente na cerimônia e parabenizou os premiados na noite (Foto: Arlindo Barreto)PREMIAÇÃO – O argentino Ninguém está olhando (Nadie nos mira), dirigido por Julia Solomonoff, foi eleito o Melhor Filme da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem. O longa leva para casa o prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares e o Troféu Mucuripe nessa e em mais duas categorias: Melhor Ator para Guillermo Pfening e Melhor Montagem para Andrés Tamborino, Karen Sztajnberg e Pablo Barbieri. Seguem abaixo todas as premiações:

Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem:
Melhor Longa-Metragem – Ninguém está olhando, de Julia Solomonoff
Melhor Direção – Últimos dias em Havana – Fernando Pérez
Melhor Fotografia – Últimos dias em Havana – Raúl Pérez Ureta
Melhor Montagem – Ninguém está olhando – Andrés Tamborino, Karen Sztajnberg e Pablo Barbieri
Melhor Roteiro – Santa e Andrés – Carlos Lechuga
Melhor Som – Uma mulher fantástica – Isaac Moreno
Melhor Trilha Sonora – Uma mulher fantástica – Matthew Herbert
Melhor Direção de Arte – Malasartes e o duelo com a Morte – Tulé Peake
Melhor Ator – Ninguém está olhando – Guillermo Pfening
Melhor Atriz – Santa e Andrés – Lola Amores
Prêmio da Crítica (Abraccine) – Ninguém está olhando, de Julia Solomonoff

Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem:
Melhor Curta-Metragem – Festejo muito pessoal, de Carlos Adriano
Melhor Direção – Valentina – Estevão Meneguzzo e André Félix
Melhor Roteiro – Memórias do subsolo ou O homem que cavou até encontrar uma redoma, de Felipe Camilo
Melhor Produção Cearense – Caleidoscópio, de Natal Portela
Prêmio da Crítica (Abraccine) – Filó, a fadinha lésbica, de Sávio Leite

Mostra Olhar do Ceará:
Melhor Curta-Metragem – A lenda cotidiana, de Bárbara Moura e S. de Sousa

Prêmio Olhar Universitário:
Melhor Curta-Metragem – Simbiose, de Júlia Morim
Melhor Longa-Metragem – Últimos dias em Havana, de Fernando Pérez

PRÊMIOS ESPECIAIS

Troféus Samburá:
Melhor Curta-Metragem – Valentina, de Estevão Meneguzzo e André Félix
Melhor Diretor – Vando vulgo Vedita, de Andreia Pires e Leonardo Mouramateus

Prêmio Unifor de Audiovisual:
Melhor Curta-metragem – A lenda cotidiana, de Bárbara Moura e S. de Sousa

Prêmio CiaRio:
Curta-Metragem Brasileiro – Festejo muito pessoal, de Carlos Adriano

Prêmio Mistika (Masterização em DCP)
Melhor Produção Cearense da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem –
Caleidoscópio, de Natal Portela
Melhor Curta-Metragem da Mostra Olhar do Ceará – A lenda cotidiana, de Bárbara Moura e S. de Sousa

Prêmio Aquisição Canal Brasil:
Melhor filme da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem (R$ 15 mil) – Memórias do subsolo ou O homem que cavou até encontrar uma redoma, de Felipe Camilo

Mostra Curta Cocó:
Melhor Curta-Metragem – O que é parque do Cocó?, de Marilia Alencar.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331