Jovens em tempos de crise é tema de abertura do VII Jubra; programação segue até amanhã (15)

Imagem: Estiveram presentes no Cineteatro São Luiz para a abertura do evento as autoridades representantes dos apoiadores do VII Jubra (Foto: Divulgação/Jubra)A apresentação do Coral da UFC deu o tom de emoção à abertura do VII Jubra, Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, no Cineteatro São Luiz, na noite do último sábado (12). Com o tema “Juventudes: movimentos, experiências, redes e afetos”, a edição realizada em Fortaleza pela Universidade Federal do Ceará prossegue até terça-feira (15), no Campus do Benfica.

O Reitor da UFC, Henry Campos, em discurso de abertura, questionou a plateia sobre o que fazer para interferir no cenário trágico em que transitam os jovens e destacou a importância da participação efetiva dos segmentos presentes no evento.

“Estamos aqui para buscar respostas a essa e outras questões. Fortaleza, capital do Brasil com maior índice de homicídios na adolescência, foi escolhida em boa hora para sediar esse seminário. A expectativa dos que aqui se encontram é que, nessa luminosa cidade, se produzam subsídios valiosos para as políticas públicas que impactam a vida dos jovens e adolescentes“, refletiu.

A presidente da comissão organizadora local, Profª Veriana Colaço, do Departamento de Psicologia da UFC, deu as boas-vindas e falou sobre os desafios do atual contexto brasileiro e as expectativas com o “compromisso social do simpósio no debate e construção de novas possibilidades de políticas para as juventudes no Brasil”. Destacou ainda o desafio da construção coletiva do simpósio e agradeceu o esforço das comissões. “Trabalhamos ininterruptamente no decorrer dos dois anos que nos distanciam do VI Jubra e sempre o fizemos de forma coletiva e plural”, afirmou.

Estiveram presentes no Cineteatro São Luiz para a abertura do evento as autoridades representantes dos apoiadores do VII Jubra, que falaram sobre a importância do evento tanto para incentivar a produção científica local quanto para dar visibilidade política às questões da juventude. Entre eles estavam: Governo do Estado do Ceará, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Prefeitura de Fortaleza.

Imagem: Professor e pesquisador português Vitor Sérgio Ferreira, da Universidade de Lisboa (Foto: Divulgação/Jubra)CONFERÊNCIA – Com o tema “Jovens e gerações em tempos de crise”, a conferência de abertura com o professor e pesquisador português Vitor Sérgio Ferreira, da Universidade de Lisboa, refletiu sobre a forma como os jovens de hoje, chamados de “geração milênio”, lidam com a crise do capitalismo neoliberal em comparação com gerações anteriores.

O Prof. Vitor Ferreira apresentou os conceitos de geração e analisou como a nomenclatura foi apropriada pelo marketing para, com a categorização do público e definição conceitual de suas práticas e gostos, direcionar suas estratégias de persuasão. Os momentos históricos que marcaram cada geração também foram destacados como fator de interferência na diferença de pensamento de uma geração para outra.

Por fim, o processo de crise dos tempos atuais, sobretudo se comparado ao de outras épocas, segundo o professor, também é responsável por gerar expectativas diferentes em relação às escolhas profissionais dos jovens.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331