Laboratório de Bioinorgânica promove minicurso de química medicinal

Imagem: Profª Vânia Bernardes-Genison, da Universidade de Toulouse (França) (Foto: Divulgação)O Laboratório de Bioinorgânica, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), promove, a partir desta terça-feira (22), um minicurso no segmento de química medicinal, a ser ministrado pela Profª Vânia Bernardes-Genison, da Universidade de Toulouse (França), instituição com a qual o laboratório mantém um projeto de pesquisa em colaboração. A capacitação ocorre no anfiteatro do Departamento, localizado no bloco 940 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O minicurso é constituído de dois tópicos: “Noções fundamentais sobre os medicamentos – estruturas, propriedades e interações” e “Gênese do medicamento e obstáculos físico-químicos”. O primeiro tópico será ministrado nesta terça-feira e o segundo, no dia 29, ambos com início às 14h. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição. O objetivo, segundo a organização, é fornecer elementos básicos para o planejamento e a ação relativa aos fármacos.

A PALESTRANTE – Vânia Bernardes-Genison tem doutorado em Química Orgânica pela Université Joseph Fourier – Grenoble 1 (França) e pós-doutorado na Universidade de Genebra (Suíça). Atualmente é professora titular na Faculdade de Farmácia da Universidade de Toulouse (França). Suas linhas de pesquisa se concentram no desenvolvimento de estratégias de síntese orgânica de compostos bioativos, agentes antituberculose, estudo do mecanismo de ação da isoniazida e etionamida, além de design de novos fármacos.

Fonte: Prof. Eduardo Sousa, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica –  fone: 85 3366 9938