Público lota foyer do TJA no encerramento do Encontro de Música Instrumental da UFC

Imagem: O Encontro de Música Instrumental da UFC terminou com concertos no foyer e no jardim do Theatro José de Alencar (Foto: Cristiane Pimentel/UFC)O público lotou o foyer do Theatro José de Alencar, no domingo (20), para o espetáculo de encerramento do I Encontro de Música Instrumental da Universidade Federal do Ceará. No local, às 17h, apresentou-se a Orquestra Sinfônica do EMI, formada por músicos que integraram os cinco dias de oficinas e práticas de conjunto do evento. O Reitor, Prof. Henry Campos, e o Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, estiveram presentes. Conferiram também o concerto a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, e o Pró-Reitor adjunto, Prof. Rogério Mâsih.

Regida pelo maestro Enaldo Oliveira, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e um dos convidados do EMI, a orquestra emocionou com obras dos consagrados compositores Dvorák, Mendelssohn e Wagner. Antes da execução da peça final, a abertura da ópera William Tell, de Gioachino Rossini, o regente elogiou e desejou vida longa à iniciativa. "É uma história que se inicia e que deve frutificar por muitos anos. Música sempre foi usada como instrumento de conexão com o divino, e ver uma instituição como a Universidade Federal do Ceará investir em um evento como esse é muito importante e, para mim, é muito gratificante. Muito obrigado aos professores e aos músicos que dividiram o palco aqui comigo e muito obrigado pelo talento de vocês", afirmou.

Em seguida, às 18h, foi a vez do concerto da Orquestra Jazz Sinfônica do EMI, em meio à beleza projetada por Burle Marx, nos jardins do TJA. Regida pelos professores Jáderson Teixeira, Filipe Ximenes e Hugo Deleon, a Orquestra tocou clássicos internacionais, como o jazz “Blue Moon”, de Richard Rodgers e Lorenz Hart, e nacionais, como “Que nem jiló”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Fechando o EMI, apresentou-se o Grupo de Violoncelos da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331