História do violão cearense é tema de livro a ser lançado nesta sexta-feira (1º)

Imagem: Capa do livroNesta sexta-feira (1º), às 19h, será lançado o livro O Violão Clube do Ceará… os feiticeiros da melodia (Ed. Prismas, 2017), de autoria do violonista e professor Marco Túlio Costa, do Curso de Licenciatura em Música da UFC.

A publicação, resultante da tese de doutorado em Educação Brasileira do autor, será lançada no auditório da Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010, Meireles). A atividade é gratuita e aberta ao público, e os interessados podem adquirir o livro antecipadamente no site da livraria.

A obra registra a história do Violão Clube do Ceará, grupo de violonistas que se reuniu em Fortaleza entre 1945 e 1962 para difundir o repertório e a cultura do instrumento. Em 223 páginas, o livro homenageia as trajetórias de personagens representativos do violão cearense, como Aleardo Freitas, Miranda Golinac, Francisco Soares de Souza, Armando Correia Lima e José Mário de Araújo.

A pesquisa do livro é fundamentada em uma série de documentos, como recortes de jornais da época, atas de reuniões, fotos de arquivos particulares, panfletos de recitais, discos de vinil, além de áudios e roteiros do programa Uma voz e um violão, transmitido no início dos anos 1970 pela Ceará Rádio Clube –  PRE-9.

No evento de lançamento do livro, haverá debate com o Prof. Marco Túlio Costa, mediado pelo jornalista Dalwton Moura, com apresentações musicais dos violonistas Eddy Lincoln, Rogério Lima e Marcos Maia e do Quinteto 30 Cordas.

O CONVIDADO – Marco Túlio Ferreira da Costa é doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2010), mestre em Imagem: Foto do Prof. Marco TúlioPerformance Musical pela Universidade Northern Illinois (EUA, 2004) e graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1989). É autor do livro Para o Violão Popular (1995) e editor dos livros de partituras 14 Peças para o Violão (2007) e Estudos, peças e arranjos (2011), ambos com obras do violonista e compositor Nonato Luiz.

Atualmente, Marco Túlio é docente e coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UFC, bem como professor visitante da Universidade de Toronto (Canadá) da disciplina de Latin Ensemble.

Fonte: Prof. Marco Túlio Costa, coordenador do Curso de Licenciatura em Música – fone: 85 3366 9223 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.