Nota de falecimento: Prof. Afrânio Gomes Fernandes

A Universidade Federal do Ceará comunica com pesar o falecimento, ocorrido ontem (30), do Prof. Afrânio Gomes Fernandes, livre-docente aposentado do Departamento de Biologia, do Centro de Ciências, e um dos mais consagrados botânicos do Brasil. O velório e o enterro aconteceram ontem.

O Prof. Afrânio Gomes Fernandes foi curador do Herbário da UFC e teve várias espécies vegetais classificadas em sua homenagem. Com o Prof. Prisco Bezerra, descreveu inúmeras espécies nativas da flora do Ceará. Ministrava aulas de Sistema de Taxonomia e foi autor e organizador de mais de 14 livros, com 17 espécies novas descritas para a ciência.

Formado em Agronomia pela UFC (1950), recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará e Professor Honoris Causa da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi também livre-docente na Universidade Estadual do Ceará e membro efetivo, ocupando a cadeira número 8 (patronada pelo Prof. Prisco Bezerra), desde 1986, na Academia Cearense de Ciências.

Em sua obra Compêndio botânico: diversificação – taxonomia, o destaque atribuído ao autor, além do “atendimento sempre pronto e atencioso às inúmeras consultas de natureza botânica destinadas às pesquisas químicas, agrícolas, bioquímicas, genéticas e de outras ordens, é o estímulo e o despertar aos estudiosos e aos colegas o interesse pela Scientia amabilis, indiferentemente às compensações e aos agradecimentos”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional e Departamento de Biologia – fone: 85 3366 7331