Ação educativa sobre rotulagem assinala Dia do Nutricionista no RU

Imagem: Foto da açãoCom o  objetivo de orientar a comunidade acadêmica sobre os constituintes dos alimentos, a equipe de Nutrição do Restaurante Universitário (RU) realizou nesta quinta-feira (31), em todos os refeitórios da Universidade Federal do Ceará, uma ação educativa sobre a rotulagem nutricional em comemoração ao Dia do Nutricionista.

A rotulagem nutricional é definida como toda a descrição destinada a informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo a declaração de valor energético e os principais nutrientes.

No entanto, é necessário que estas informações sejam compreendidas por todos aqueles que as utilizam, esclarece Natália Lopes Vasconcelos, Diretora da Divisão de Alimentação e Nutrição da UFC.

Entender a rotulagem faz com que as pessoas possam fazer escolhas saudáveis, principalmente no que diz respeito aos teores de gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sal dos alimentos, pois esses são nutrientes que quando consumidos em excesso constituem um risco comprovado para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo 2, dislipidemias e doença renal.

Na ação, foi apresentado um Semáforo Nutricional, desenvolvido pela Food Standards Agency – FSA (Agência de Segurança Alimentar do Imagem: Foto da açãoReino Unido), com o intuito de auxiliar os consumidores a efetuarem escolhas alimentares mais saudáveis.

Esse instrumento consiste em um código de cores que ajuda o consumidor na escolha do que irá comprar durante a ida ao supermercado. O sistema associa um código de três cores, semelhante a um semáforo de trânsito, à percentagem de Valor Diário de Referência (VDR),  para quatro nutrientes específicos: gordura, gordura saturada, açúcar e sal, tendo em conta a dose de alimento.

A cor verde indicava concentração baixa desses nutrientes no produto; a cor laranja, concentração média, e a cor vermelha, alta concentração, indicando uma maior cautela no consumo desses produtos.

A atividade contou com a exposição de caixas de alimentos industrializados em tamanho maior do que o real, com a finalidade de apresentar todos os componentes do rótulo e a importância de cada um, estimulando, assim, os participantes a optarem por alimentos mais saudáveis, ou seja, os que apresentassem, predominantemente, as classificações na cor verde ou laranja.

Fonte: Natália Lopes Vasconcelos, diretora da Divisão de Alimentação e Nutrição da UFC - fone 85 3366 7441