Memorial da UFC recebe acervo sobre criação do Campus de Russas

Imagem: Pessoas da Casa dos Amigos de Russas junto com integrantes do Memorial da UFC (Foto: Arlindo Barreto/Memorial da UFC)A Casa dos Amigos de Russas (Carus) fez a entrega, ao Memorial da Universidade Federal do Ceará, do acervo relativo à mobilização da campanha que a entidade coordenou pela criação do Campus da UFC em Russas, município do Vale do Jaguaribe.

A entrega ocorreu na manhã de sexta-feira (1º), na sala do Memorial, nos anexos da Reitoria, em Fortaleza. Junto a fotos e outros documentos, a diretoria da Carus oficiou o pedido à UFC para viabilização de um memorial naquele campus.

Participaram do momento da entrega do acervo à coordenadora do Memorial da UFC, Marcela Gonçalves Teixeira, o diretor do Campus da UFC em Russas e sócio-fundador da Carus, Prof. Lindberg Gonçalves, além de integrantes da diretoria daquela Casa: a  presidente, Francisca Salete Amaral Santiago de Oliveira, a secretária Liduína Félix, e o diretor de eventos Valdemir Costa.

Do material entregue fazem parte fotografias das caminhadas, atos públicos, audiências e reuniões realizadas durante a campanha; plano diretor físico e projeto arquitetônico do campus; três volumes de abaixo-assinados da população pedindo a instalação da UFC no município; atas do Comitê Pró-Campus da UFC em Russas, que funcionou de 20 de dezembro de 2010 a 16 de agosto de 2012, além de outros documentos.

A Coordenadora do Memorial esclarece que o recebimento do acervo é o momento inicial de um processo cuja intenção é, além de salvaguardar essa documentação no Memorial da UFC, criar o solicitado espaço de memória no próprio Campus de Russas. O material entregue agora vai ser analisado, identificado, catalogado e descrito pela equipe do Memorial da UFC dentro dos moldes da arquivologia e museologia. O trabalho vai envolver também levantamento de mais informações que a equipe considere necessárias.

SONHO REALIZADO – Com emoção, o Prof. Lindberg Gonçalves, que saiu de Russas ainda adolescente para estudar, relembra todo o processo para levar um campus da UFC àquele município do Vale do Jaguaribe, o que se configurou na realização de um sonho para toda a região.

Conta que quando o processo de expansão das universidades federais para o Interior teve início, ele teve a ideia de propor ao então Reitor Jesualdo Farias o projeto de criação do novo campus a fim de beneficiar aquela região do Ceará. O insight veio quando o professor tomava banho no Jaguaribe, rio de sua infância ou "rio das onças", como brinca, traduzindo para o idioma indígena.

A proposta levada ao Reitor foi apresentada por ele também aos conterrâneos da  Casa dos Amigos de Russas, entidade que  coordenou e executou a campanha de mobilização da sociedade em favor do novo campus. De acordo com o Prof. Lindberg, o processo de criação começou em 2009, quando ele falou com o então Reitor e depois teve a primeira reunião com a Carus, e seguiu até 2011, quando a Presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto criando o Campus de Russas e o de Crateús.

Para a secretária da Carus, Liduína Félix, "o Campus leva transformação para o Vale do Jaguaribe e não só para Russas". Acrescenta que a entrega do acervo fecha um ciclo. "Ficamos felizes de sermos o primeiro campus a ter a ideia de doar o acervo para o memorial da UFC". A presidente da Carus destaca a importância da doação para que  as futuras gerações tomem conhecimento da história da UFC em Russas e no Vale do Jaguaribe.

Fonte: Marcela Teixeira, coordenadora do Memorial da UFC – fone: 85 3366 7414