Nota de falecimento: professor aposentado Boanerges Freire de Aquino

A Universidade Federal do Ceará informa, com profundo pesar, o falecimento, ocorrido quinta-feira (7), do professor aposentado Boanerges Freire de Aquino, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

O corpo de Boanerges Freire de Aquino foi velado na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), de onde seguiu para sepultamento, que ocorreu às 10h30min desta sexta (8), no Cemitério Jardim Metropolitano (Sexto Anel Viário, s/n, Eusébio).

Em nota, a diretoria do CCA registrou "grande sentimento de perda para toda sua comunidade" pelo falecimento do professor.

VIDA ACADÊMICA – Boanerges Freire de Aquino era graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1971), tinha mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Agronomy (Soil Fertility and Plant Nutrition-PhD) pela University of Missouri-Columbia (1983). Fez pós-doutorado em Soil Chemistry and Soil Fertility na North Carolina State University (1994), nos Estados Unidos.

Foi chefe do Departamento de Ciências do Solo e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas. Suas áreas de atuação em agronomia eram química e fertilidade do solo e adubação. Era professor da Universidade Federal do Ceará desde 1986 e aposentou-se neste ano.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9732